Atualidade

Rui Rio vence eleições para a presidência do PSD

Ainda sem resultados oficiais, mas com o número de votos que separa os dois candidatos demasiado grande, já se sabe que o ex-presidente da Câmara do Porto ganhou a corrida à liderança do partido.

Rui Rio é o novo presidente do PPD/PSD. Esta vitória fazem do antigo autarca portuense o sucessor de Pedro Passos Coelho.

Rui Rio, de 60 anos, que começou politicamente na Juventude Social Democrata, abraça agora um novo desafio depois de três mandatos, entre 2001 e 2013, como presidente da autarquia portuense.

Foi vice-presidente da Comissão Política Nacional da JSD entre 1982 e 1984 e entre 1996 e 1997 foi secretário-geral do PSD, quando era presidente do partido o atual Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.

Rio foi vice-presidente do partido com três líderes: de 2002 a 2005, com Durão Barroso e Pedro Santana Lopes, e mais tarde, entre 2008 e 2010, com Manuela Ferreira Leite.

Santana Lopes foi o primeiro a discursar, desejando “felicidades” ao novo presidente do partido. “Vou continuar a combater politicamente”, prometeu.

Rui Rio venceu pelo menos nos distritos do Porto, Braga, Leiria, Vila Real, Aveiro, Faro, Viseu e Santarém, e Madeira.

Já o ex-provedor da Santa Casa da Misericórdia venceu pelo menos em Lisboa, Setúbal e Évora.

Foto: PSD