Atualidade

Rui Rio com o apoio da mulher após voto de confiança dos militantes do PSD

O ex-presidente da Câmara do Porto foi eleito, este sábado, presidente do PSD com 54,37% dos votos, com uma diferença de cerca de 10% para Pedro Santana Lopes.

Foi um voto de confiança de 22 611 militantes sociais-democratas em Rui Rio, que contou ainda com o apoio da sua mulher na noite da vitória.

Lídia Azevedo – casada há anos com o antigo autarca e de quem tem uma filha adolescente, Marta – esteve ao lado do marido, no Porto, na altura em que se começaram a divulgar os resultados.

Rui Rio aguardou ainda o anúncio oficial dos resultados eleitorais – e o telefonema de Santana a felicitá-lo pela vitória – para pronunciar o seu discurso. Foi o candidato mais votado no Porto, Braga, Aveiro, Viseu, Santarém, Ovar, entre outras distritais e concelhias.

Agradeceu às pessoas que o apoiaram na campanha e que o votaram, mas também a Santana Lopes pela sua atitude na hora da clarificação eleitoral e a todos os que fizeram uma opção diferente, e com os quais diz contar para a actividade futura do partido.

O candidato vencedor afirmou que seguirá o legado deixado por Francisco Sá Carneiro e avisou que o atual Governo terá com a nova liderança do PSD uma “oposição firme e atenta”, mas “não demagógica ou populista”.

Rio elogiou o ainda presidente Pedro Passos Coelho (à frente do partido durante 8 anos) e disse que sempre se guiou pelos ideais do fundador do PSD, Sá Carneiro, e que é essa “a bússola” que vai “continuar a seguir como meta”.

O partido, disse, “não foi fundado para ser um clube de amigos ou uma agremiação de interesses ou de grupos”.

Rui Rio será o 18.º presidente do PSD desde o 25 de Abril de 1974, sucedendo a Pedro Passos Coelho, eleito em 2010.

Irá tomar posse em fevereiro, durante o Congresso Social-Democrata que se realizará entre os dias 16 e 18 em Lisboa. Também nessa altura os militantes elegerão ainda os órgãos nacionais.

Fotos: MoveNoticias