Saúde & bem-estar

Proteína ‘adormece’ metástases do cancro da mama

Uma equipa do Instituto de Investigação Biomédica de Barcelona, em Espanha, analisou o tipo mais frequente de tumor de mama, o estrogénio positivo (ER +), que representa 80 por cento dos cancros mamários e se caracteriza por um longo período de latência ou ausência de sintomas.

A proteína em causa, a MSK1, funciona como um regulador das metástases ‘adormecidas’ ou latentes.

O estudo, feito a partir de amostras de tumores de doentes, revelou que as células tumorais do tipo ER + que não expressam a proteína MSK1 estão associadas a um risco de desenvolvimento de metástases mais precoce, enquanto as que expressam a proteína farão metástases mais tarde.

As metástases são tumores que nascem a partir de outros e se disseminam por zonas do corpo mais distantes da localização do tumor primário.

Os investigadores sustentam que a manipulação da proteína MSK1 poderá ajudar, num tratamento contra o cancro da mama, a manter as metástases ‘adormecidas’ e sem produção de sintomas durante o máximo de tempo possível.

Os resultados do estudo, citado pela agência noticiosa espanhola Efe, foram publicados na revista científica ‘Nature Cell Biology’.