Atualidade

Pedro Granger faz discurso de ‘derrota’ após falhar sonho da Eurovisão

Apenas quatro dias depois de Salvador Sobral dar a vitória inédita a Portugal no Festival, o ator – fã da Eurovisão (ESC) – já era apontado como um dos nomes para apresentar a edição em Lisboa.

Na altura, Pedro Granger recorreu às redes sociais para afirmar que “era e é o sonho da minha vida”, mas garantiu: “Tenho a perfeita noção que são 40 cães a um osso”.

Pois agora que a RTP anunciou o nome de Catarina Furtado, Daniela Ruah, Filomena Cautela e Sílvia Alberto como as quatro apresentadoras, o ator viu-se na ‘obrigação’ de fazer um discurso de ‘derrota’.

“Muito bem feito RTP. 4 ótimas escolhas”, começou por escrever, em inglês, no Instagram.

Well done RTP. 4 great choices. First of all thank you guys for all the messages concerning me not hosting 2018’s ESC. But the truth is that since September I knew that wouldn’t happen and I’m really happy with the choices RTP has done. I don’t care if they are all ladies. Catarina is the best host in the country, Filomena the best of my generation, Daniela the most internationally famous, and Silvia will always be my Silvia and has been the face of the contest for the past years. So cut the crap. They are going to do a great great job, and we will be all aboard with them. Congratulations girls ??❗️ #PedroGranger #FilomenaCautela #SilviaAlberto #DanielaRuah #CatarinaFurtado #eurovision #eurovisionsongcontest #eurovision2018 #eurovisionsongcontest2018 #esc #rtp #allaboard

Uma publicação partilhada por Pedro Granger ™ (@pedrogranger) a

“Em primeiro lugar, obrigado a todos por todas as mensagens sobre o facto de eu não ir apresentar o ESC 2018”, continuou, explicando que já sabia “desde setembro” que isso não iria acontecer. O que comprova, mais uma vez, aquilo que Daniela Ruah disse sobre ter guardado segredo durante meses.

“Não me importo se elas são todas senhoras”, frisou, referindo-se a algumas críticas que acham demasiado serem quatro mulheres e não ter sido escolhido nenhum homem.

“A Catarina é a melhor apresentadora do país, a Filomena é a melhor da minha geração, a Daniela é a mais internacionalmente famosa, e a Sílvia sempre será a minha Sílvia e tem sido o rosto do concurso nos últimos anos”.

“Então, deixem-se de tretas. Elas vão fazer um excelente trabalho e estaremos todos a bordo com elas. Parabéns miúdas”, rematou.

A verdade é que Granger, apesar de ter co-apresentado o Festival da Canção 2012 e ter sido o comentador da RTP na Eurovisão desse ano, está atualmente na TVI. Os apresentadores seriam sempre escolhidos entre os funcionários da casa, ou seja RTP.

Apesar de ter visto o seu sonho desfazer-se, seguramente que o ator estará na segunda semana de maio a festejar em Lisboa como qualquer fã.

Quanto às apresentadoras, depois de Daniela Ruah ter feito um vídeo a dizer que estava “muito entusiasmada”, as profissionais do canal público também deixaram a sua reação nas redes sociais.

“Um evento histórico, com milhões de seguidores no mundo inteiro! De Portugal para o mundo, juntamente com Daniela Ruah, Filomena Cautela e Sílvia Alberto”, escreveu Catarina Furtado.

Catarina apresentou a Final do Festival da Canção 2015 e 2017, tendo também sido a responsável pela condução das galas eurovisivas da Operação Triunfo em 2003 e 2004. Vai conduzir igualmente o Festival da Canção, em fevereiro e março.

Sílvia Alberto, que esteve à frente das últimas oito edições da seleção nacional, confessou-se “mesmo muito feliz” e recordou um pouco do seu percurso no certame.

“Viajei com a delegação portuguesa e vi o palco arrebatador do concurso mais antigo da Europa! Sonhei com a vitória portuguesa”, lembrou, recordando a viagem a Dusseldörf, em 2011, e a sua primeira apresentação no festival (em 2008).

Filomena Cautela agradeceu a todos “os que ao longo destes meses foram mostrando a vontade que eu estivesse por lá”, garantindo ser o “maior evento que alguma vez fiz no meu caminho”.

Porta-voz do júri de Portugal na última edição do concurso internacional, responsável pela ‘green room’ do Festival da Canção do ano passado e favorita da grande maioria dos eurofãs, a cara de ‘5 Para a Meia-Noite’ admitiu estar “honrada e mega excitada” com a condução do ESC.

Fotos: Instagram e Eurovisão