Atualidade

Mulheres de Rui Rio e Santana Lopes também entram em confronto… de estilos

Mais de 70 mil militantes do PSD vão escolher hoje o próximo presidente social-democrata e sucessor de Pedro Passos Coelho nas eleições diretas disputadas entre Pedro Santana Lopes e Rui Rio.

O antigo primeiro-ministro Pedro Santana Lopes irá votar e acompanhar os resultados eleitorais em Lisboa, enquanto o ex-presidente da Câmara do Porto Rui Rio votará e passará a noite eleitoral na cidade onde foi autarca.

Durante a campanha, que oficialmente começou em 02 de janeiro, mas que se estendeu desde meados de outubro, foram vários os confrontos e ataques entre os dois candidatos e as diferenças estendem-se até às respetivas mulheres.

Rui Rio, de 60 anos, é casado com Lídia Azevedo. Natural de Viana do Castelo, é há anos secretária de redação do semanário ‘Expresso’ e ainda continua no grupo Impresa, apesar das mudanças editoriais recentes.

Discreta, são poucas as vezes que a vemos ao lado do marido, com quem tem uma filha, Marta, de 16 anos. Nem o economista costuma passear pela cidade, só por si, quanto mais com a família.

Também são raros os momentos em que Lídia partilha fotografias suas com Rui Rio nas redes sociais. Mas quando o ex-autarca do Porto escolheu o slogan para a sua candidatura, a mulher atualizou a sua foto de perfil com a devida moldura a dizer: “Hora de agir”.

Dina Vieira é bem diferente. A jurista, de 44 anos, costuma mostrar momentos a dois com o namorado Santana Lopes. Já assim foi quando, por exemplo, foram de férias num verão.

Os dois namoram desde 2010, mas conheceram-se na Câmara Municipal da Figueira da Foz, onde ele era presidente (1998-2002) e Dina era vereadora do PSD.

Quando o ex-autarca foi eleito para a Câmara de Lisboa, a jurista foi sua chefe de gabinete. Dina era casada e tem um filho de 16 anos. O antigo primeiro-ministro, atualmente com 61 anos, namorava com Catarina Flores e é pai de três filhos.

Bastante mais ativa a mostrar o seu apoio ao companheiro, tem partilhado vários momentos da campanha na sua página de Facebook.

O confronto entre Rui Rio e Pedro Santana Lopes conhece o seu desfecho esta noite de sábado, altura em que se saberá o que os militantes do PSD votaram.

Sondagens apontam para uma vitória do ex-edil do Porto frente ao antigo provedor da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa. Mas se atendermos ao apoio das mulheres, Santana leva vantagem.

Fotos: Facebook