Televisão

José Fidalgo pediu e o público brasileiro respondeu

A novela da Globo que marca a estreia do ator português na ficção brasileira já há muito que estava a ser promovida. Tanto que até já havia colunas de opinião a dar conta que ‘Deus Salve o Rei’ ainda nem tinha começado e já estavam fartos de ouvir falar disso.

José Fidalgo, Bruna Marquezine, Marina Ruy Barbosa e Ricardo Pereira fazem parte do elenco da trama das 19h00, mas foi o primeiro a deixar vários ‘apelos’ ao público. Quer seja a falar da sua personagem ‘Constantino’, quer seja a promover a novela ou a pedir ao público para a verem.

“Que Ares, o Deus da guerra, proteja #constantinodeartanza #duquedevicenza É hoje!”, escreveu o ator no Instagram a 9 de janeiro, dia da estreia.

E o público respondeu com a maior audiência de sempre de uma novela naquele horário, desde as ‘Cheias de Charme’, fenómeno que marcou 35 pontos no seu primeiro capítulo, exibido no dia 16 de abril de 2012.

Segundo várias publicações brasileiras, incluindo o próprio site da Rede Globo, o primeiro episódio alcançou 29.3 pontos de média e 47% de participação, segundo dados consolidados do Ibope da Grande São Paulo.

Já no Rio de Janeiro, ‘Deus Salve o Rei’ estreou com 27 pontos de média e 49% de participação.

Cada ponto equivale a 71.8 mil domicílios na Grande São Paulo e a 45.2 mil no Rio de Janeiro.

No entanto os resultados não foram arrebatadores nos episódios seguintes.

No segundo capítulo, transmitido no dia 10 de janeiro, marcou 26.8 pontos de média e 28.5 pontos de pico. E no terceiro perdeu ainda mais audiência e bateu recorde negativo na Grande São Paulo na noite de quinta-feira, dia 11.

Segundo a ‘TV Foco’, os índices de audiência ainda não preocupam a Globo, “já que a direção acredita que o público ainda não se acostumou com a novela”.

Escrita por Daniel Adjafre, a trama traz o género medieval de volta à tela da Globo depois de muitos anos. Marina Ruy Barbosa, Rômulo Estrela e Bruna Marquezine são os protagonistas.

Fotos: Artur Meninea/TV Globo