Atualidade

João Soares recorda o pai no 1º aniversário da sua morte

Foi precisamente há um ano que morreu Mário Soares. O antigo chefe de Estado deixou-nos no dia 7 de Janeiro de 2017, aos 92 anos.

Este domingo fica marcado pela saudade da figura central da democracia.

Para assinalar este dia, o filho, João Soares, partilhou nas redes sociais um texto nostálgico sobre o pai e a mãe que morreram “rodeados pela ternura, e solidariedade indefectível, de filhos e netos. E também de amigos e outros familiares.”

“O meu pai foi sempre um símbolo e um exemplo admirável de alegria de viver. De amor à vida, e às coisas boas da vida. Diria mesmo, único”, sublinhou, descrevendo-o como “um testemunho único. De alguém simultaneamente protagonista, e narrador, da história”.

Inúmeras qualidades que João compara às do “avô paterno, João Soares. Um homem de carácter e coragem excepcionais”.

“Há um ano, nos Jerónimos deixei-lhe, em público, um enternecido adeus. Tenho muitas saudades do meu querido pai”, concluiu.

O antigo chefe de Estado Mário Soares, é homenageado este domingo com um tributo das principais figuras do Estado, junto ao jazigo no cemitério dos Prazeres, em Lisboa.

A cerimónia decorrerá pelas 16:00 e, além dos filhos, Isabel e João Soares, estarão presentes o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, o presidente da Assembleia da República, Eduardo Ferro Rodrigues, o primeiro-ministro, António Costa, e o presidente da Câmara de Lisboa, Fernando Medina.

Depois será inaugurada na galeria de exposições temporárias da capela do cemitério a exposição “A cerimónia do Adeus, o funeral de Estado de Mário Soares visto pelos fotógrafos”.

Fotos Redes Sociais