Cultura

Hollywood já está pronto para impedir polémica do envelope

Foi o momento mais falado dos Óscares de 2017. E aconteceu logo no final da cerimónia, numa altura em que Jimmy Kimmel – que se estreava como apresentador na entrega de prémios da Academia – até já estava sentado de forma descontraída na plateia à espera de ouvir quem vencia a categoria de Melhor Filme.

Warren Beatty e Faye Dunnaway leram ‘La La Land’ no envelope, quando aquele era o envelope de Melhor Atriz (Emma Stone naquele filme). O vencedor foi ‘Moonlight’ mas só perceberam isso quando já estava a equipa do musical toda em palco.

Pois a 4 de março, dia em que se realiza a 90ª edição dos Óscares, nada disso irá acontecer. Ou melhor, até pode acontecer, mas a reação será bem mais rápida do que o ano passado, em que aqueles minutos pareceram horas.

O engano foi de Brian Cullinan, funcionário da PricewaterhouseCoopers (PwC), empresa responsável pela contagem dos votos há 84 anos, que entregou o envelope errado a Warren Beatty e Faye Dunaway.

Aliás ele e a colega Martha Ruiz já foram despedidos.

Assim este ano, e de acordo com o anúncio feito esta semana pela Academia e pela PwC, vão ser introduzidas algumas alterações.

Primeiro, vai haver uma confirmação de forma a garantir que, antes da subida ao palco, quem vai entregar o prémio tem consigo o envelope correto. Esta confirmação será feita pelo assistente de palco.

Martha Ruiz e Brian Cullinan, antiga dupla da PwC

Depois, além dos habituais dois funcionários da PwC que estão responsáveis pela entrega dos envelopes nos bastidores, irá haver um terceiro, que vai estar sentado com os produtores da cerimónia na régie.

Portanto serão três pessoas a saber dos vencedores com antecedência, em vez da dupla do costume. Estes três estarão no ensaio da cerimónia e testarão a forma de reagir caso haja enganos.

Ainda que a reação de Ryan Gosling tivesse sido épica: riu-se quando estavam as duas equipas dos filmes em cima do palco.

Este ano os responsáveis da PwC estão proibidos de mexer nos telemóveis ou aceder às redes sociais durante a cerimónia, porque no ano passado, momentos antes de errar a entrega do envelope, Brian Cullinan partilhou uma foto de Emma Stone no Twitter.

O que é pena porque momentos como o do ano passado continuam a ser interessantes de se ver e rever em ‘loop’, sem evitar o mesmo constrangimento.