Atualidade

Dono de hotel nega borla a youtuber com ironia refinada

Elle Darby tem 22 anos e é mais uma jovem que ganha a vida à custa de vídeos publicados no Youtube onde tem cerca de 90 mil seguidores na plataforma e outros 76 mil no Instagram. Um número significado, embora pareça não ser suficiente, ao contrário do que ela pensa, para passar cinco noites em Dublin, na Irlanda, sem pagar.

Antes de partir, Elle fez o que já tinha acontecido antes, ou seja, enviou um email a propor ao dono de determinado hotel que ela e o namorado ficariam hospedados à borla em troca de um vídeo promocional nas redes sociais.

A resposta não tardou, mas foi dada pelo dono, Paul Stenson, na página de Facebook da unidade hoteleira e certamente não foi a resposta que a rapariga esperava: “Querida influenciadora. Obrigado pela mensagem em busca de alojamento gratuito em troca de publicidade. É necessário ter muito descaramento para enviar um e-mail como esse, mas não muito respeito próprio e dignidade. Se lhe permitisse dormir aqui em troca de sair num vídeo, quem iria pagar às pessoas que cuidam de si?”.

O empresário foi ainda mais longe, perguntando quem é que pagaria às camareiras que lhe vão limpar o quarto e servir-lhe o pequeno-almoço ou até mesmo a conta de eletricidade durante a estada. “Talvez deva dizer ao meu pessoal que apareça no seu vídeo em vez de lhe pagar pelo trabalho que fazem enquanto estiver aqui”, ironizou, acrescentando que “a resposta é não”.

Stenson nunca referiu o nome da visada, riscando-o mesmo da publicação que partilhou, mas houve quem a identificasse e a própria fez um vídeo sobre o assunto para o YouTube.

No papel de vítima, Elle refere que nunca teve más intenções, que gere o próprio negócio com apenas 22 anos e que foi humilhada, descrevendo Peter Stenson como “malvado”, mobilizando os seus fãs contra o hotel com vista a baixar a sua avaliação em sites de alojamento.

Em resposta, o proprietário contra-atacou de novo com ironia para agradecer “a todos os bloggers pelo árduo trabalho dos últimos dois dias”: “A publicidade que nos deram é impagável. Não se preocupem, o vosso trabalho não passará despercebido. Será apresentado no meu livro “como obter publicidade mundial sem gastar um centavo. Estou mesmo a pensar dedicar um capítulo completo a vocês, incluindo screenshots de alguns de seus tweets públicos mais divertidos, postagens do Facebook e críticas negativas. Será um capítulo!”.

E, para concluir a polémica, ainda barrou a entrada não só no hotel como no café que detém, ameaçando com expulsão quem “tentar entrar nas instalações”.