Atualidade

Colegas e referência ao palco presentes na despedida à atriz Guida Maria

Foi no Cemitério dos Prazeres, em Lisboa, que se realizou esta quarta-feira, 3 de janeiro, a derradeira homenagem à atriz. Guida Maria morreu no dia 2, vítima de um cancro no pâncreas. Tinha 67 anos.

Figura incontornável na representação – fruto das seis décadas dedicadas à carreira, desde cinema, ficção para televisão e teatro, em que se iniciou ainda criança -, Guida Maria teve no seu último adeus a presença de vários colegas e demais personalidades.

Catarina Martins, dirigente do Bloco de Esquerda e também ela atriz de profissão, esteve na Basílica da Estrela – onde se realizou o velório – a prestar as suas condolências.

Luís Cunha Velho, administrador da TVI, e José Eduardo Moniz, consultor da área da ficção da Media Capital, também estiveram no funeral.

Guida Maria fez centenas de peças de teatro, cinema e trabalhos na televisão, sendo que a sua última participação foi na novela ‘A Única Mulher’, na TVI.

É também numa novela do canal de Queluz (‘A Herdeira’) que está agora a sua filha Julie Sergeant. O marido desta, o ator brasileiro Cassiano Carneiro, também fez ali ‘Ouro Verde’.

Maria Rueff, Paula Lobo Antunes e Helena Laureano (que andava mais afastada do mediatismo) também passaram pela Basílica, assim como a jornalista da TVI Constança Cunha e Sá.

A urna da atriz seguiu para o cemitério, num cortejo fúnebre encabeçado por uma fotografia da artista em cima do palco.

Guida Maria deixa dois filhos, Pedro Daniel e a também atriz Julie Sergeant. Faria 68 anos a 23 de janeiro. Veja as fotos:

Fotos: César Lomba