Atualidade

Casa real mostra intimidade dos reis de Espanha e das filhas

Foram várias imagens inéditas que a Casa Real espanhola fez questão de partilhar, em jeito de comemoração dos 50 anos de Felipe, que serão cumpridos a 30 de janeiro. Imagens captadas no dia-a-dia da família Borbón Ortiz e que nos mostram muito dos elementos da realeza.

Numa manobra de charme com os súbditos espanhóis, numa altura em que a questão da Catalunha veio por em causa a existência de uma família real, o que é certo é que resultou. Pelo menos só assim pudemos ver o lado familiar do rei Felipe VI, como a rainha Letizia cuida da alimentação das filhas e como são e se comportam Leonor, herdeira do trono, e a infanta Sofía.

Por exemplo, foi através de uma dessas imagens – com todos à mesa a almoçar no Pabellón del Príncipe – que se percebeu que a princesa das Astúrias é canhota.

Nessa mesma cena, vemos que Letizia é a responsável pela comida (e até serve o marido e filhas), porque Felipe pergunta o menu e ela responde “sopita e peixe”. “Que rico!”, responde-lhe o rei que bebe um copo de vinho branco (a esposa é abstémia, como já disse em tempos).

No percurso entre o Palácio da Zarzuela e o colégio Santa María de los Rosales percebemos que as crianças tratam a mãe por “mami” (mamã).

Foi também nesse momento que percebemos que Sofía anda no teatro. Isto porque doña Letizia pergunta-lhe se já sabe bem o papel, ao que aquela acena ‘sim’ com a cabeça, e Felipe fala do difícil que é “transmitir desde o palco todas as emoções e isso é o que os atores têm de fazer sempre”.

O casal real parece ser atento à educação das filhas, perguntando-lhes se têm algum exame, se já fizeram os deveres. Leonor, por exemplo, tem boa memória ou não tinha conseguido debitar a tabela periódica no percurso de carro.

Nota-se que Leonor é mais espontânea, enquanto a irmã parece um pouco mais tímida. Enquanto o pai se prepara para gravar o discurso de Natal – o único que faz na televisão, caso não haja outros assuntos de maior (fê-lo por exemplo após as eleições na Catalunha e, antes disso, quando os partidos estavam num impasse para formar governo) -, a primogénita pergunta para a câmara: “Mas isso não vai pôr, não?”.

“Bem, nós não sabemos, vamos ver”, respondeu-lhe Letizia. Veja o vídeo:

Imagens: Casa Real