Atualidade

Ator de “Sozinho em Casa” fala do passado traumático e de Michael Jackson

O ator, atualmente com 37 anos, tem andado afastado do mediatismo, apesar de ter feito recentemente umas participações em filmes. Por isso foi com alguma surpresa que os fãs ouviram uma entrevista de Macaulay Culkin ao podcast ‘WTF’, do humorista e apresentador Marc Maron.

E falou de tudo: do início da carreira, de abusos, de Michael Jackson e da afilhada Paris Jackson.

Os abusos, disse, eram agressões “mentais e físicas” que sofria do pai Kit Culkin, um ator amador e dançarino que o inseriu no meio artístico e o levou para audições.

Macaulay contou que veio de uma família pobre e que ele, os pais e os seus seis irmãos viviam numa casa pequena em Nova Iorque.

“Eles nunca foram casados, mas juntaram-se. Eram sete crianças num apartamento de quatro divisões. Eu e os meus irmãos falávamos para a minha mãe: ‘Que raios estavas a pensar?’. Acredite em mim, ela não tinha condições de ter sequer um filho. Eu fui o terceiro filho e acabei por me dar bem”, disse o ator.

Quanto ao pai, com quem nunca se deu bem, garante: “Ele era um homem mau. Era abusivo. Abusava de mim fisicamente e mentalmente. Posso até mostrar cicatrizes se você quiser”.

Os abusos ocorreram na altura em que era a estrela de ‘Sozinho em Casa’. E há já 25 anos que pai – que teria inveja de Macaulay e que ameaçava bater-lhe sempre que não fizesse o que queria – e filho não se falam.

Culkin também descreveu a discussão em que os pais se envolveram ao divorciarem-se, em 1994, pela fortuna que ele tinha ganhado como ator.

A briga foi “a melhor coisa que aconteceu”, segundo ele, pois permitiu que ele se afastasse de Hollywood. “Eu falei: ‘Estou fora, gente, espero que vocês tenham ganhado dinheiro porque não vai haver mais nenhum vindo de mim.”

Sobre a amizade com Michael Jackson, Macaulay, que conheceu o artista pop quando tinha nove anos, falou com carinho. “Ele foi o meu melhor amigo enquanto eu crescia, por uma boa parte da minha vida. Ele gostava da minha juventude, gostava de ser uma criança comigo. Isso nunca me pareceu estranho, tão pouco me senti desconfortável. Ele era assim”, contou.

Mas quando o apresentador quis saber como é seu relacionamento com Paris Jackson, sua afilhada, o ator colocou uma barreira.

“Estou perto de Paris”, limitou-se a dizer. “Eu vou avisá-lo agora, sou muito protetor com ela, então fique atento. Eu sou um livro muito aberto quando se trata de coisas, mas com ela, ela é amada por mim…”, disse, encerrando o assunto.

Num outro momento da entrevista, Culkin contou que mora atualmente na capital de França, e descreveu-se como uma “pessoa aposentada de 30 e poucos anos”.

“Eu fui algumas vezes a Paris e pensei que as pessoas não me reconheciam lá. Mas, na verdade, elas reconheciam, só não se importavam. E eu pensava: ‘onde vocês estavam durante minha vida toda'”?, derreteu-se sobre a cidade que adotou há quatro anos.

Paris Jackson e o padrinho Macaulay Culkin