Atualidade

Salvador Sobral está “muito animado e muito bem disposto”

Um dia após o transplante de coração a que o vencedor do Festival da Eurovisão da Canção foi submetido, no Hospital de Santa Cruz, em Carnaxide, o cirurgião cardiotorácico responsável pela cirurgia usou da palavra para, numa curta conferência de imprensa, abrandar com as especulações e garantir que “a recuperação tem estado a evoluir muito bem”.

Salvador Sobral “está muito animado e muito bem disposto”, salientou o médico Miguel Abecassis, lembrando que “os desafios são os de qualquer transplante”, mas “a cirurgia correu bem, correu bem sob todos os aspetos”.

Quando acordou, as primeiras palavras do artista foram para agradecer a toda a equipa que o acompanhou. “E disse-o com boa voz”, referiram ainda os outros médicos, José Manuel Correia e José Pedro Neves.

Tendo em conta as “cautelas na primeira semana”, sabe-se que é uma “recuperação longa que vai envolver um outro grupo de profissionais”. “Não é possível nesta fase fazer qualquer tipo de previsão”, pois “depende de muitos fatores”, mas o cirurgião responsável acredita que Salvador “vai ter uma vida completamente normal o mais breve possível”.

O “transplante de Salvador Sobral ao nível de preocupações é igual à de todos os outros” e “não se vai saber quem foi o dador”, acrescentaram os profissionais hospitalares aos jornalistas.

Miguel Abecassis notou ainda a importância, nestas alturas, do “amor e generosidade em vez de se fazerem perguntas sobre determinadas coisas”. Foi ainda transmitido o agradecimento da família Sobral “a todos os fãs e a toda a força que deram nos bastidores”.

A operação “durou o normal, cerca de quatro horas” e Salvador Sobral pediu para meteram música clássica quando recebeu a novidade. “Ele estava muito bem preparado e recebeu muito bem a notícia”, garantiu o médico experiente em intervenções ao coração.

Fotos: César Lomba/DR