Televisão

RTP apresenta hoje e amanhã documentário sobre a vitória de Salvador Sobral

Ciente do mediatismo que o vencedor do Festival da Eurovisão tem, a RTP preparou um documentário sobre Salvador Sobral e o tema que interpretou e conduziu Portugal à primeira vitória no certame.

“Toda a gente dizia que não era uma canção para o Festival”, até o próprio pai do cantor, referiu Salvador Sobral no teaser divulgado para promover este trabalho intitulado ‘Sem Fazer Planos Do Que Virá Depois’.

O documentário conta com depoimentos do cantor e da irmã, a autora da canção, Luísa Sobral, assim como Simone de Oliveira, Júlio Isidro, José Carlos Malato, Filomena Cautela, Lena d’Água e dos elementos da equipa da RTP que trabalhou nas edições de 2017 do Festival da Canção e do Festival da Eurovisão, em Kiev.

O trabalho, da autoria de Nuno Galopim e Miguel Pimenta, está dividido em duas partes de 50 minutos e será exibido às 21h00 nos dias 26 e 27 de dezembro, portanto bem a seguir ao Natal para cativar muitos telespectadores.

“O pai do Salvador Sobral estava errado. E a RTP guardou para nós uma prenda tardia que nos vai fazer apaixonar novamente por “Amar pelos Dois”. Nos dias 26 e 27 de dezembro, reúnam-se em frente à televisão para assistir ao documentário de duas partes sobre a vitória de Salvador no #FestivaldaCancao e, depois, no Eurovision Song Contest”, apelou a RTP no Facebook.

O primeiro episódio inclui uma viagem no tempo aos dias em que o Festival da Canção era marcante e cativava a presença dos principais nomes da música portuguesa. E revela como foi repensado em 2017 o formato do programa, como os músicos aceitaram o desafio de participar e, aos poucos, ali nasceu um fenómeno em torno de “Amar Pelos Dois”, canção cuja história a própria Luísa Sobral apresenta de guitarra nas mãos.

O segundo episódio leva-nos a Kiev onde, depois de um plano diferente de ensaios que o estado de saúde de Salvador Sobral obrigou, a canção também cativou tudo e todos. O clima de tensão e surpresa vivido na “passadeira vermelha”, olhares pelos camarins e ensaios, as escapadelas pela cidade, assim como os instantes de maior emoção recordam momentos que ficaram entre os mais marcantes do ano e que têm já um lugar na história da música portuguesa.

O documentário surge assim dias depois de Salvador ter sido submetido a um transplante de coração e do novo disco daquele ter sido editado. Apesar de não ter ido passar o Natal a casa, o cantor já saiu dos Cuidados Intensivos e está agora nos Cuidados Intermédios do Hospital de Santa Cruz, em Carnaxide.

Fotos: RTP