Lifestyle

Quer recuperar dos excessos de Natal? Saiba o que comer e beber

Quem é que comeu e bebeu além da conta esta época e arrependeu-se? Mas mesmo assim continuou a comer e beber? Pois, é Natal. Aliás, todo o mês de dezembro é repleto de jantares e demais eventos com muita comida e bebida.

No entanto não é caso para se preocupar já que pode agora desintoxicar o corpo. Como? Através destes passos e truques que passamos a enumerar.

Primeiro: consuma ómega 3.

Não há propriamente comida ou bebida que remova a ressaca (apenas o tempo e o seu corpo o fazem), pelo que é importante substituir a frutose, as vitaminas, os aminoácidos e os minerais que ajudam a neutralizar as toxinas que existem no nosso corpo depois dos excessos.

O ómega 3 deve fazer parte desse menu, pois minimiza os danos e os sintomas. As melhores fontes são peixe selvagem, chia, linhaça e nozes.

Se bebermos, devemos comer estes 8 alimentos: água e água de coco (para hidratar); infusão de gengibre ou hortelã especial (para náuseas e tonturas); sumo de tomate (aumenta os níveis de açúcar); ovo (contém aminoácidos como cisteína e taurina, que ajudam o fígado a desempenhar suas funções de desintoxicação); bananas ou tâmaras (têm muita quantidade de potássio, um eletrólito importante que o álcool, sendo um diurético, elimina do corpo); sopa de miso (reabastece os níveis de sódio e ajuda a digestão) e aveia (rica em vitaminas do complexo B, nutrientes que o álcool esgota no corpo).

Para vencer a desidratação, deve-se beber grandes quantidades de água e, se conseguirmos, água de coco também porque contém eletrólitos e açúcar.

Deve-se ainda beber chá e evitar o café, pois é um diurético e também atua como uma toxina que o fígado tem que neutralizar.

O consumo de frutas está nesta lista de truques. Mas depende do tipo de frutas. Convém evitar frutas cítricas – que podem irritar o estômago – e optar por bananas e tâmaras.

Para deixar de ter ar cansado, a solução é beber muita água e comer dois alimentos: espargos e pepino.

Ambos têm um efeito diurético. Além disso, o pepino possui enzimas especiais para a saúde dos rins, um dos canais de desintoxicação e espargos, enzimas que neutralizam os efeitos negativos do álcool.

Os sumos verdes também são recomendados pela quantidade de nutrientes.

Também se recomenda vinagre de maçã (um copo de água com limão, gengibre e um pouco deste vinagre) pois melhora a digestão e promove o processo de desintoxicação e vitamina C que fortalece o sistema imunológico.

Além destas dicas, o melhor é descansar naturalmente, em vez de tomar comprimidos.

Fotos: Instagram