Atualidade

Partiu o nariz a antigo jogador do FC Porto e foi agora eleito presidente da Libéria

“É com profunda emoção que quero agradecer-vos, povo liberiano, por me honrarem com o vosso voto nestas eleições. A esperança é grande”, escreveu no Twitter George Weah, horas depois da consagração.

O antigo jogador e único africano a ganhar a Bola de Ouro, em 1995, foi esta quarta-feira (27) eleito o novo presidente da Libéria, tendo vencido em 12 dos 15 distritos daquele país. Com uma carreira marcante nos relvados de futebol, George Weah ficou igualmente marcado por uma agressão a um ex-capitão do FC Porto.

Em novembro de 1996, o antigo avançado liberiano foi mesmo detido pela PSP do Porto, no Estádio das Antas. Tudo isto, porque no final de um jogo da Liga dos Campeões, no túnel de acesso aos balneários, apanhou Jorge Costa desprevenido
e deu-lhe uma cabeçada, partindo-lhe o nariz.

Recorde as imagens desse incidente mais triste numa carreira recheada de glória ao serviço de clubes como AC Milan, Monaco, Paris Saint-Germain, Marselha, Chelsea ou Manchester City.

Agora, Weah seguramente espera ter uma carreira bem mais pacífica na política.

Note-se que esta foi a segunda vez que o ex-jogador concorreu à presidência da Libéria. Em 2005, foi derrotado por Ellen Johnson Sirleaf, a primeira mulher eleita chefe de Estado em África e que foi prémio Nobel da Paz em 2011. Como não podia concorrer a um terceiro mandato, Weah aproveitou para chegar à liderança do país.