Televisão

Bronca com bilhetes da Eurovisão em Lisboa

Às 10h00 desta quarta-feira, 20 de dezembro, abriu a nova vaga de venda de bilhetes para o festival do próximo ano. E, como é normal, só alguns conseguiram o tão desejado ingresso para a Grande Final da Eurovisão (ESC), a 12 de maio, na Altice Arena, em Lisboa.

À semelhança da primeira fase – a 30 de novembro -, nesta só quem teve muita sorte é que conseguiu que o sistema da BlueTicket online lhe desse, de forma aleatória, um dos primeiros números na imensa fila de espera.

Chegaram a estar mais de 90 mil à espera da sua vez! Muitos deles podiam ser a mesma pessoa com o site blueticket.pt aberto em vários computadores e telemóveis, no entanto não deixa de ser um indicativo da enorme procura de ingressos para o próximo Eurovision Song Contest (ESC).

Mas nada disso interessa quando até se tem a sorte de receber um dos primeiros números da fila e, mesmo assim, ingressos nem vê-los.

Esgotou? Tive o número 109 e dizia que os bilhetes tinham esgotado”, comentou uma fã de Brisbane, Austrália, na página de Facebook do ESC.

Aliás, a página foi inundada de comentários em tempo real, desde as 10h00. Havia utilizadores insatisfeitos pelo desempenho do site da Blueticket: que umas vezes dizia que estava esgotado, outras vezes ficava em pausa e outras ainda houve que apareceu a página em branco.

“A fila está parada! Porquê? Não me digam que apenas as primeiras 100 pessoas puderam comprar bilhetes… eles puseram apenas 600 bilhetes à venda ou quê?”, indignou-se um fã belga.

Temos falado sempre em sorte, porque aqui realmente não interessa se se ligou o blueticket.pt às 06h00 ou às 11h30. Porque pode ter acordado tarde e conseguir ser dos primeiros ou pode ter chegado a horas e recebido um número de espera que lhe tira todas as hipóteses de conseguir ver a final ao vivo ou assistir aos dois ensaios gerais da final.

O que não deixa de ser injusto para quem está à espera há mais tempo. Isso mesmo também foi alvo de crítica por parte dos fãs.

“Isto é realmente horrível. Entrei às 06h00 [no site da blueticket.pt] e recebi o número 68534. Tipo, a sério? Como é que isto é suposto ser justo??”, questionou um português.

Houve ainda críticas ao blueticket – “pior sistema de sempre”, comentaram – e ao facto de ter tudo escrito em Português.

Falou-se ainda na rapidez dos sites paralelos de venda de bilhetes – que, avisamos já, são fraudulentos e não lhe adianta nada comprá-los muito mais caros porque depois é barrado à entrada do recinto já que são falsos.

“44 mil à minha frente na fila. 37 mil deles já estão em revenda no viagogo [um dos tais sites paralelos de venda de bilhetes]. Este sistema é uma piada e uma farsa”, reagiu um fã.

“A viagogo está a vendê-los por mais 500 libras cada. Tudo fraude e estou em dezenas de milhar na fila de espera. A Eurovisão realmente precisa de resolver isto – terrível para os fãs e um sistema muito injusto”, continuou outro.

Outra bronca foi a FNAC ter disponibilizado, um dia antes, os bilhetes. Foi engano, mas houve quem os comprasse. Quem deu conta desta situação foi a página do ESCPortugal que recebeu essa confirmação da empresa.

“Foi hoje realizado um teste para colocar os bilhetes à venda. Durante esse teste um número muito reduzido de pessoas conseguiu adquirir o bilhete. Amanhã, a partir das 10 horas, tal como previsto, estarão à venda os bilhetes a partir das 10.00 horas em Bilheteira.fnac.pt e nas lojas”, tinha informado a FNAC esta terça-feira ao ESCPortugal.

Apesar do erro, a FNAC “não irá pedir restituição dos bilhetes já adquiridos no período de testes”. O número de ingressos vendidos não foi, contudo, avançado pela empresa.

E caso ainda esteja com o site da blueticket aberto e continua a dar “fila parada”, perca as esperanças. Os bilhetes já esgotaram há muito.

É caso para dizer: nem todos estarão “a bordo” [logo do ESC] em maio de 2018.

Fotos: Reprodução e Facebook