Off the record

Sérgio Conceição: um homem de família com objetivos definidos

Acabado de fazer 43 anos, o treinador do FC Porto é há muito uma figura carismática do futebol nacional, onde primeiro deu nas vidas como um jogador com raça e nos últimos anos como o líder das táticas, sempre com a certeza de que a mulher e os cinco filhos são o pilar da estabilidade.

Sem papas na língua, Sérgio Conceição prima por um discurso objetivo, sem crises de identidade ou teorias filosóficas pelo meio, misturado com notas de humor refinado.

Assertivo, sabe quando lançar farpas, acicatando adversários e até mesmo os seus pupilos que, com ele aos comandos, sabem que têm que batalhar pela titularidade. Que o diga Iker Casillas que, após uma semana de treinos menos conseguida, perdeu a baliza para José Sá.

Sem polémicas, as coisas estão a funcionar no Dragão. Depois de ter jogado de azul e branco, Sérgio Conceição voltou ao Porto para recuperar a mística adormecida nas últimas épocas e parece estar a surtir efeito.

A equipa lidera o campeonato nacional, segue na Taça de Portugal depois de uma vitória épica frente ao Portimonense e, após o empate (1-1) contra o Besiktas, esta terça-feira, na Turquia, tem a garantia de continuidade no teatro europeu.

A passagem aos oitavos-de-final da Liga dos Campeões depende da vitória com o Mónaco, mas a Liga Europa já não foge. E, na hora de colher louros, o técnico fala sempre do grupo, provando que a união é parte do sucesso.

“Grande parte do mérito vai para os jogadores, que acreditam verdadeiramente, têm uma ambição, uma determinação, um espírito competitivo que me agrada muito”, destacou ainda na conferência de imprensa em Istambul.

E, se a nível profissional, o coletivo parece ser a base, na vertente pessoal as coisas também são feitas em conjunto com a família. Casado há 23 anos com Liliana – que conheceu quando ela tinha apenas 14 anos -, é pai de Sérgio, Rodrigo, Moisés, Francisco e José, sendo que o mais velho tem 21 anos e o caçula apenas dois.

Sérgio Conceição numa foto antiga, com os filhos mais velhos

Os herdeiros, com exceção do mais novo, seguem-lhe as pisadas no futebol, com Moisés a representar o “rival” Benfica. Sérgio Conceição tem o foco no FC Porto e quer muito celebrar em maio, como já confessou, mas segue atento os respetivos percursos, descrevendo-se como “um pai muito rigoroso”.

Sérgio Conceição com o filho mais novo, José

O treinador perdeu os pais cedo, cresceu com dificuldades, por isso diz que não exerce a paternidade “sem ter nada em troca”. “É importante fazê-los sentir que as coisas não são fáceis”.

Liliana é a mulher por detrás deste homem. Discreta, mas presente nas horas certas, foi ela que ditou o regresso de Sérgio Conceição à Invicta “por questões de saúde” que nunca chegou a especificar.

Na última gala dos Dragões de Ouro, o casal esteve em destaque pela inegável cumplicidade com que desfilou na passadeira azul e assistiu depois a momentos de animação e à entrega de troféus.

Duro no futebol, Sérgio parece outro quando rodeado por aqueles que ama, transmitindo sensibilidade que o desporto-rei nem sempre compreende.

Fotos:DR/Move Noticias