Televisão

Salvador Sobral lembrado pela sua mini sucessora na Eurovisão

É já este domingo, dia 26, que se realiza o Junior Eurovision Song Contest (JESC, Eurovisão para crianças entre os 9 e os 14 anos). Mariana Venâncio, a representante de Portugal e mini sucessora de Salvador Sobral no certame, já está desde a semana passada em Tbilisi, na Geórgia, e além da sua música ‘Youtuber’, também tem cantado ‘Amar Pelos Dois’.

Isso aconteceu durante uma entrevista onde lhe pediram para cantar uma música em Português, depois de ter apontado Aurea e Mariza como as suas cantoras favoritas.

Portugal irá ser o 6º país a subir ao palco no domingo. O programa será transmitido em direto às 15h00 (hora portuguesa) na RTP1.

São 16 países a concurso, sendo que pela primeira vez na história da Eurovisão será possível votar online e também no próprio país (o que já está a gerar críticas). Essa primeira fase de votações abriu esta sexta-feira no site oficial do JESC (junioreurovision.tv) e termina às 14h59 de domingo, ou seja um minuto antes do início do espetáculo.

Esta votação estará disponível para os utilizadores de todo o mundo. Já a segunda fase da votação online decorrerá durante o espetáculo, apenas no período de 15 minutos seguinte à atuação do último candidato.

Mariana Venâncio na cerimónia de abertura do festival

Também será possível votar por telefone, como tem sido até aqui. Podemos votar no mínimo de três países e no máximo de cinco, havendo a possibilidade de votar no próprio país. O que não é propriamente justo.

Ainda assim o voto do público (telefone e online) conta apenas 50%. Os restantes são atribuídos pelo júri profissional de cada país.

A RTP está confiante numa boa classificação por parte de Mariana Venâncio e já pensa na edição do próximo ano, que será em Minsk, na Bielorrússia, garantindo assim o regresso em grande no festival.

Hélder Reis será o comentador português no Junior Eurovision Song Contest de domingo.

Veja parte do ensaio de Mariana Venâncio:

Fotos: Facebook