As dicas da Merche

Saiba como se pentear numa ocasião especial

Se para o verão estamos mais predispostas a pensar num penteado para levarmos a um casamento ou a uma festa, o mesmo não acontece nas estações frias.

Por isso aqui seguem sugestões de penteados fáceis de fazer em casa, elegantes e a seguir as tendências, até porque não é por o tempo arrefecer que nos devemos desleixar.

O rabo de cavalo é sempre uma ótima opção. E até pode dar-lhe um toque mais despenteado para lhe conferir uma espontaneidade e falso descuido que contribui para um look menos sóbrio.

Se leva um vestido comprido ou se vai usar aplicações ou brilhos na roupa, então pode escolher um penteado mais jovial, pois tira a seriedade do look.

E como o fazer em casa? Com o cabelo seco, dê-lhe textura com a ajuda de uma espuma ou uma loção de volume. Separe os cabelos em 5 ou 6 partes de mechas grossas e passe apenas a prancha de cabelo para “quebrar” o cabelo, para que fique muito solto. Coloque um pouco de cera nas mãos e passe os dedos pelos cabelos até à parte superior da cabeça. Apanhe, com as mãos, o cabelo num rabo de cavalo alto, deixando umas mechas soltas. Depois cubra o elástico com as mechas soltas.

Pode também querer usar o bubble ponytail, aquele penteado que se reparte em ‘bolhas’ a fazer lembrar a silhueta do cavalo marinho.

Se até a Rainha Letizia o usou num evento, em maio passado, é porque está na moda.

Alise bem o cabelo com a ajuda de um spray, faça um rabo de cavalo, penteie com a ajuda de um spray de brilho, faça pequenas secções/’bolhas’ no rabo de cavalo com recurso a elásticos, que devem ser bem cobertas com uma mecha do cabelo.

Abra as ‘bolhas’ do rabo de cavalo com os dedos, dando-lhe o aspeto redondo característico do look, e solte uma mecha à frente para dar esse toque casual.

Não se esqueça de apoiar a base do rabo de cavalo com ganchos para dar projeção e suporte. Depois vaporize com um forte spray de fixação.

Se preferir levar o cabelo solto, saiba que também estará a ser trendy. O cabelo solto ligeiramente ondulado é uma aposta segura para aquelas que se recusam a apanhados exagerados, toucados e outras decorações para cabelos.

Além de que é fácil de fazer, aguenta-se toda a noite.

Dê textura ao cabelo com uma loção de espuma ou volume. Seca-o de cabeça para baixo, aplique um spray de forma e passe a prancha dividindo o cabelo em mechas grossas. Com a cabeça para baixo, abra o cabelo com os dedos ou com a ajuda de um pente de dentes largos.

Caso goste mais do look de bailarina, com o seu coque bem no alto, também está bem na moda.

Os coques voltaram graças às modelos como as irmãs Hadid e Hailey Baldwin, depois de se terem tornado obsoletos aqui há uns anos.

Com o cabelo seco e alisado aplique um sérum de brilho ou um gel para conseguir um efeito molhado. Faça um rabo de cavalo mesmo no cima da cabeça, com a ajuda de um pente fino ou uma escova. Aperte-o com um elástico. E, finalmente, faça o apanhado.

Existem duas opções. Se quiser que seja como um donut, use algo com esse formato e cubra-o com o cabelo. Se não quiser tanto volume, simplesmente torça os cabelos em redor do rabo de cavalo e fixe-o com ganchos de cabelo invisíveis.

Apanhar o cabelo com tranças é outro passo acertado. As tranças ainda são a tendência mais solicitada nos cabeleireiros e salões de beleza para este tipo de eventos: oferecem um milhão de possibilidades, são favoráveis em quase todas as ocasiões, trazem um toque sofisticado ao visual (para aquelas que escolhem sair da sua rotina) e não saem de moda.

Seque o cabelo e crie ondas com a prancha para criar essa sensação de cabelo encorpado. Texturize o cabelo com pós de volume. Crie o movimento frontal dependendo de como deseja fazer: se gostar mais de lado ou então duas tranças com uma linha no meio.

Faça as tranças, no primeiro caso (com o penteado mais de lado) fazendo duas tranças separadas na nuca e entrelaçando-as entre si no cimo da cabeça, segurando-as com ganchos de cabelo. No segundo caso (duas tranças com uma linha no meio), põe-se a linha no meio e faz-se duas tranças nos lados que são depois transportadas para a nuca para entrelaçar. Para terminar, coloque um pouco de spray fixador ou passe os dedos sobre as tranças para despenteá-las um pouco.