Saúde & bem-estar

Preocupado por não ter dinheiro? Está em risco de sofrer um enfarte

A conclusão é de um estudo feito por cientistas sul-africanos: há uma relação perigosa entre a preocupação com problemas financeiros e a saúde do coração.

A angústia causada por questões envolvendo dinheiro pode aumentar até 13 vezes o risco de uma pessoa enfartar. Para chegar a essa conclusão foram analisados 212 voluntários, sendo que metade já tinha sofrido de enfarte e a outra jamais teve esse problema.

Os participantes responderam um questionário onde detalhavam o que estavam a sentir no mês anterior ao susto. 40% dos entrevistados reclamou de stress intenso no mês anterior. E, quando esse sentimento estava relacionado com o trabalho, foi possível verificar um aumento de 5,6 vezes no risco de enfartar, em comparação com quem estava mais calmo.

Foi levado em consideração sentimentos como ansiedade, depressão, stress e aflição. A complicação cardíaca também tem três vezes mais hipóteses de acontecer quando surge a depressão, mesmo que em estágio moderado ou inicial.

“Poucos médicos perguntam sobre stress, depressão ou ansiedade durante uma consulta, e isso deveria ser uma prática tão rotineira quanto questionamentos sobre tabagismo”, disse Denishan Govender, professor da Universidade de Witwatersrand e um dos responsáveis pelo estudo.

“Assim como providenciamos conselhos sobre a cessação do tabagismo, precisamos oferecer informação sobre como lidar com o stress”, alertou.