Off the record

Pedro Barroso desperta consciência ambientalista em projeto paralelo à representação

O ator, de 31 anos, encontrou espaço na sua preenchida agenda para um novo projeto e abraçou-o como um pai que, simultaneamente, protege e acarinha o seu filho. “Nesta altura bate tudo certo”, refletiu em declarações à Move Notícias, ciente de que esta nova aposta pessoal desperta-lhe a “consciência ambientalista” que procura reforçar “dia após dia”.

Pedro Barroso foi convidado para embaixador da ‘Walkest’ que, mais do que uma marca, é uma ideia que propõe reavivar dois valores: o artesanato e a natureza. O objetivo era o de dar a cara pelo produto e promover o mesmo, mas o ator quis mais e contrapropôs: “Disse ao Carlos (ndr: Gonçalves, CEO da empresa) que queria ser sócio, parceiro dele, que queria trabalhar juntamente com ele e assim está a ser.”

Pedro Barroso já tomou contacto prático com o novo projeto

Este projeto, cujos pormenores poderá conhecer mais à frente, não retira o foco de Pedro Barroso das gravações da telenovela da TVI ‘A Herdeira’. É tudo conciliável e, apesar das polémicas em que já se viu envolvido, prossegue com afinco na área da representação.

“Estive há pouco a jantar com três ciganos, que conheci e ficaram meus amigos, estive a aprender expressões novas. Isto é como ser jogador de futebol, tens de treinar todos os dias. Enquanto ator não me posso deixar amolecer, não posso cair no comodismo das expressões que já conheço. Sou extremamente feliz entre o ‘ação’ e o ‘corta'”, notou o cigano Roni Raña da trama da TVI.

Mais do que qualquer outra telenovela portuguesa, ‘A Herdeira’ tem acompanhamento quase ao minuto todos os dias de gravações. Os seus intérpretes partilham, frequentemente, nas redes sociais, imagens e situações dos bastidores, numa aposta que Pedro Barroso aplaude.

“Nunca sabes se vais aparecer num Insta Stories ou numa fotografia inesperada. Não sabes bem em quem podes confiar”, reage à nossa revista, com um sorriso maléfico mas revestido de uma naturalidade que é reveladora da ‘boa onda’ que se vive atrás das câmaras da novela.

“É um trabalho que exige muita atenção e, nisso, já estamos ao nível dos brasileiros. Somos observados ao minuto e, a partir do momento em que a novela está no ar, o público é quem manda. Apostar nas redes sociais é também uma forma de as pessoas diferenciarem a personagem da realidade e isso, felizmente, já vai acontecendo. É igualmente importante mostrar os bastidores, porque aguça a curiosidade de um público que é cada vez mais exigente”, analisou.

A aposta nas redes sociais como fator de promoção acaba por ser um veículo comum tanto para ‘A Herdeira’ como para a ‘Walkest – walk by forest’. Foi, aliás, por essa via que Pedro Barroso recebeu o primeiro contacto para integrar este novo plano.

O convite veio do mentor Carlos Gonçalves, um jovem empresário de Amarante que vende botas de produção artesanal através da internet e que, sob o slogan “One pair of boots, One pair of trees”, assegura aos clientes a plantação de duas árvores por cada par adquirido.

“Ele tem tudo muito bem construído, é o pai do bebé que está em crescimento. Pela parte que me toca, isto simboliza a minha ligação ao mar, à natureza e à sua preservação. Permite-me mostrar outras valências, mostrar que não sou apenas o que se escreve, ou o que faço na televisão”, explica Pedro Barroso.

A apresentação do conceito foi feita no passado sábado (25), em Amarante, com uma ação de reflorestação, cuja abertura ao público em geral foi idealizada pelo ator, conforme contou Carlos Gonçalves à nossa revista.

Sorriso de Pedro Barroso confirma sucesso da apresentação

“A plantação que foi feita não tem nada a ver com a venda das botas. Foi o lançamento público da marca. As árvores de cada par de botas serão plantadas por nós com o apoio da associação ambientalista Quercus. Não quisemos juntar os dois assuntos, mas fazia todo o sentido que fosse uma ação de reflorestação. Assim abrimos à comunidade, num desafio proposto pelo Pedro. Antes, tínhamos programado que seria uma plantação simbólica por cada entidade ou individualidade envolvida: eu, o Pedro, a Quercus, o Município de Amarante e a IRIS, que é uma incubadora regional de inovação social”, explicou o mentor do projeto.

Sobre esse dia 1, no qual foram plantadas mais de 120 árvores, Pedro Barroso referiu-se com agrado: “Vivemos num mundo agitado e é bom saber que esta iniciativa tirou pessoas de casa, a um sábado, para meterem as mãos na terra e plantarem árvores”.

Quanto ao projeto em si, a Walkest pretende assim contribuir para um Portugal mais verde e fazer frente ao facto de o país ser considerado o 4.º do mundo com maior taxa de desflorestação. Além disso, a ideia visa a recuperação do artesanato, que é cada vez mais escasso devido à industrialização e à perda de artesãos.

“Até agora estivemos em pré-venda e os produtos chegam dia 5 de dezembro. Já temos árvores angariadas e a cada quinhentas uma região será plantada. Para já, visto que temos o apoio do Município, faremos a reflorestação na região de Amarante, mas depois iremos a outros pontos do país”, concluiu Carlos Gonçalves, visivelmente satisfeito por todo o apoio que tem sido dado à causa por Pedro Barroso.

As botas ambientalistas