Saúde & bem-estar

Faz melhor comer dois hambúrgueres do que batatas fritas

No campo da fast food, esta passa a ser a ‘norma’: ‘sim’ a comer dois hambúrgueres e ‘não’ no que toca a ingerir batatas fritas.

Os alimentos têm três componentes essenciais, cada um com a sua função específica: a gordura, que ajuda a absorver vitaminas e minerais, mantendo as células saudáveis; as proteínas, que alimentam os nossos músculos e provocam saciedade e os hidratos de carbono, que fornecem energia.

Um estudo recente, publicado na ‘Nutritional Metabolism’, sugere que o equilíbrio na nossa alimentação é importante devido ao papel que os diferentes macronutrientes desempenham na regulação dos níveis de açúcar no sangue – a energia que as nossas células carregam e distribuem por todo o corpo depois de uma refeição.

As gorduras e as proteínas retardam a degradação dos hidratos de carbono em açúcar, atuando como uma espécie de amortecedor contra os picos nos níveis de insulina. É por esta razão que quando ingerimos uma refeição rica em hidratos de carbono e baixa em proteína como, por exemplo, cereais, é mais provável haver picos e quedas de açúcar no sangue.

A nutricionista Emily Field garante que é importante preocuparmo-nos com o equilíbrio antes de planearmos uma refeição. No que diz respeito à fast food, esse equilíbrio significa optar por dois hambúrgueres em vez de um hambúrguer acompanhado de batatas fritas.

Um hambúrguer típico tem dois pedaços de pão e de carne. Se não contarmos com o queijo, os molhos e os outros ingredientes, a maioria dos hambúrgueres têm cerca de 300 a 400 calorias. Essas calorias provêm de hidratos de carbono no pão (aproximadamente 40 gramas), proteínas na carne (cerca de 17 gramas) e gordura (cerca de 10 gramas).

Por outro lado, uma porção de batatas fritas tem muita gordura e hidratos de carbono – acabando por ter o mesmo número de calorias do que um hambúrguer, mas muito pouca proteína.

Ao trocarmos as batatas fritas por um segundo hambúrguer, ingerimos o dobro da proteína e, ao mesmo tempo, reduzimos a quantidade de gordura e de hidratos de carbono.

A comida fast food já é rica em gorduras e em hidratos de carbono e baixa em proteína, por isso, esta simples troca poderia ajudar a estabilizar os nossos níveis de açúcar no sangue.