Atualidade

Humoristas recordam Zé Pedro com seriedade

A perda está a ser sentida por todos, ou não fosse o músico um artista acarinhado por todos, transversalmente.

Zé Pedro, dos Xutos & Pontapés, morreu esta quinta-feira e os humoristas portugueses já fizeram a sua homenagem. Até porque o guitarrista era conhecido pelo seu humor.

“Entrevistei o Zé Pedro em 2004 para o K7 Pirata na SIC e ficámos imediatamente amigos. Tinha uma humildade, simpatia e gargalhada contagiastes. Levei-o ao Sushi porque ele nunca tinha experimentado e deu-me uma lição para a vida quando uma Senhora interrompe o nosso jantar e pede-lhe um autógrafo”, começou por recordar Nilton.

“Ela foi embora e eu perguntei: não é chato estarem sempre a pedir-te autógrafos? E ele diz: Amigo, chato será o dia em que ninguém me pedir. Uns meses depois lá estava ele em palco comigo a apresentar um livro meu e lá nos fomos encontrando aqui e ali, nem que fosse para gravar alguns sketches que lhe cravava e onde ele sempre alinhou com grande humor, mesmo quando era a brincar com o transplante dele”, continuou, recordando de seguida a última vez que falou com ele.

“Ainda há pouco tempo trocámos mensagens onde o convidava para vir cá a casa jantar. Respondeu-me com optimismo, cheio de força e acreditar que venceria mais esta etapa. Não tivemos tempo para o jantar, mas tivemos para a amizade. Repito hoje o que felizmente tive oportunidade de dizer várias vezes. Só para ter o prazer de conhecer e ser amigo de um gajo como o Zé Pedro, já valeu a pena ter apostado nesta profissão. Era e será sempre o maior. Muita força para a família”.

Também Nuno Markl lembrou o momento em que Zé Pedro colaborou consigo num projeto.

“O Zé Pedro a satisfazer o desejo de grávida da @paginadaanagalvao no episódio da série Felizes Para Sempre (@canalq) sobre gravidez”, comentou no Instagram, onde partilhou um frame do episódio em questão (ver foto principal deste artigo).

“No episódio, a Ana [Galvão, ex-mulher de Markl], a meio da noite, queria “morangos trazidos por uma estrela do rock”. O Zé Pedro aceitou logo fazer de si próprio neste episódio, com a contagiante simpatia e entusiasmo que punha em tudo – sobretudo na vida”, descreveu o radialista.

“Parecia indestrutível, com uma pureza e bondade capazes de vencer todas as maleitas e batalhas. Ainda é difícil imaginar que ele já não está cá. Por isso mais vale pensar que vai cá andar para sempre”.

Bruno Nogueira foi conciso nas palavras, mas nem por isso menos emotivo. “Um doce de homem, um talento incrível. Foi cedo demais. Boa viagem, Zé Pedro.”

Recorde a participação do músico dos Xutos nos ‘Contemporâneos’, espaço de humor da RTP transmitido em 2008, onde enfrentou o ‘Chato’:

Foto: Instagram