Moda

Estas são as sapatilhas mais feias deste outono

Gostos não se discutem, é um facto. Mas aqui vamos deixar-nos de frases feitas e vamos mesmo pôr em causa certos gostos. Quer das marcas, quer das pessoas que já usaram esses modelos.

Estamos a falar das sapatilhas mais feias que, mesmo sendo feias, vão dar que falar este outono.

As Balenciaga Triple S – por causa da sola tripla – são os sapatos da temporada. Comercializados em 6 combinações diferentes de cores e feitos em efeito de lavagem nubuck (para dar-lhes um ar usado e vintage) e malha de poliéster acolchoada, são vendidos em todos os lugares apesar de custar 650 euros. Agora, se você está obcecado com eles, visite o site da empresa francesa regularmente porque eles estão substituindo-os. Aliás, até são vendidos no site da marca só no modelo masculino.

Acima dos 495 euros são as sapatilhas Eclypse de Stella McCartney. São feitas de camurça, neoprene e definitivamente não usam couro (frisa o site da marca). “Os estilos têm um ímpeto moderno e adicionam uma atitude cool e fácil ao seu guarda-roupa da nova temporada”, aconselha Stella McCartney. Coloridos ou com um estampado animal, tem fechos de velcro em vez de cordões.

Um pouco mais baratos, no entanto ainda ‘puxadotes’ são os ténis da marca Eytys que juntam uma bota de montanha a um calçado de ginásio. Chiara Ferragni já os usou, portanto são fashion. No entanto, feios. O modelo Angel Suede “é inspirado pelos sapatos de trilha dos anos 90 e construído numa sola de borracha robusta, costurada lateralmente”.

“Esta versão de camurça de seda premium com sola externa possui laços de nylon redondos anexados com ganchos metálicos pesados. Guia acolchoado na parte de trás. Unissexo”, acrescenta a marca sueca.

As Manhattan de Acne Studios também são um ‘must’ entre as Instagramers. Mais uma vez são reminiscências dos anos 90. Mais concretamente, do calçado desportivo dessa década. Claro que estes levaram um ‘twist’, existem em branco, bege e preto e custam 390 euros. A versão em couro e camurça branca e azul está praticamente esgotada em todos os lugares.

E o que dizer dos “sapatos de pai” de Kanye West? Isso mesmo. As Yeezy Boost Wave Runner 700, desenhadas pelo rapper para a Adidas, não enganam ninguém. Ainda assim já as vimos nos pés de mulheres, entre as quais, claro, Kim Kardashian. A socialite faz questão de partilhar o modelo usado na legenda das fotos onde surge com o calçado criado pelo marido. E a Zara já se ‘inspirou’ e tem umas bem idênticas.

A Ganni também quis dar um toque aos seus sapatos clássicos, adicionando elementos como o tacão ou cordões de renda. Este modelo é vendido exclusivamente na MyTheresa e custa 299 euros (há também a versão revestida de pêlo falso lançada em colaboração com Shrimps).

E que dizer das New Balance? Que todos devem ter agora no armário, bem estilizadas. Mas estamos a falar das originais: camurça cinza desgastada. A culpa é de ‘it girls’ dinamarquesas como Emili Sindlev ou Pernille Teisbaek.

O modelo 990v4 – porque é a quarta versão desde que foram lançadas nos anos noventa – é tecnicamente melhorado (são mais estáveis, amortizadores e são mais respiráveis do que os originais). Já não existe só em camurça cinza. Há em preto e prateado, cinzento e azul marinho com laranja.

E até a Mango tem o seu ‘sneaker’ horroroso. Talvez inspirada pelas outras marcas, a low cost espanhola tem um calçado desportivo com aplicação de pele, com cordões que mais parecem uma corda e uma plataforma de 3 centímetros. Estão à venda em Portugal por 49,99 euros.

Nicolas Ghesquière, diretor artístico da Louis Vuitton, também fez o seu ‘statement’ (afirmação): na próxima primavera não há outro calçado além dos sapatos desportivos “do outro mundo”. Mesmo que tenham uma sola tão invulgar como esta.

Fotos: Divulgação e Redes Sociais