Lifestyle

Escolha uma cidade romântica para visitar com a sua cara-metade

Qualquer oportunidade é boa para viajar e, já sabe como se diz, “mais vale só que mal acompanhado”. Neste caso em concreto, junte-se à sua companhia preferida para ter uma escapadela romântica.

São várias as listas que dão conta das melhores cidades para se visitar com a sua cara-metade, mas aqui na MoveNoticias fizemos o nosso próprio ranking e reunimos assim 20 destinos que não só merecem ser vistos, como também o deve fazer a dois.

Aqui seguem essas cidades, sem qualquer ordem de preferência:
Porto, Portugal

Não há como negar os dotes românticos de cidades como Paris ou Veneza, clássicos clichés entre os destinos a dois.

Mas, escreveu em 2015 o ‘USA Today’ quando o Porto foi votado como o melhor destino romântico, “às vezes a melhor escapada íntima acontece fora dos caminhos mais habituais”.

E para os autores do artigo, a Invicta parece “salpicada com jóias medievais num desfiladeiro rochoso esculpido pelo rio Douro”, combinando “o melhor do charme do Velho Mundo com o conforto moderno”.

Património Mundial da UNESCO, não nos podemos esquecer do vinho do Porto, da oferta hoteleira e da animação noturna. O jornal aconselhava ainda uma “visita às igrejas barrocas e aos museus e uma caminhada pelo antigo bairro da Ribeira”.

Sintra, Portugal

Numa lista dos locais mais românticos da Europa não podia faltar a vila de Sintra, em Portugal.

Esta vila medieval transporta os seus visitantes para tempos longínquos, em que a realeza a procurava como refúgio de Verão.

Locais como o Palácio da Pena, a Quinta da Regaleira ou o Palácio dos Mouros, são perfeitos exemplos do encanto inquestionável de Sintra.

Paris, França

Talvez ‘a’ cidade romântica. Paris e a sua variedade de paisagens poéticas como os passeios ao longo do rio Sena, a torre Eiffel, a região de Montmartre, o Jardim de Luxemburgo e a Pont des Arts (onde, até recentemente, casais apaixonados colocavam cadeados para eternizar seu amor – a prática, hoje, está proibida).

E isso sem falar nos atmosféricos bistrôs parisienses, que praticamente exigem uma noite regada a vinho.

Estrasburgo, França

Localizada no leste da França, junto ao Rio Reno, Estrasburgo data do século 12 a.c e é hoje a sede do Parlamento Europeu.

A sua forte e rica herança cultural e histórica, os seus canais, numerosos espaços verdes e largo centro pedonal justificam a designação de Património Mundial da Humanidade atribuída pela UNESCO.

É uma cidade cosmopolita que conseguiu manter o seu charme e ambiente encantadores.

Budapeste, Hungria

Conhecida como a ‘Paris de Leste’, a capital húngara é cortada pelo lendário rio Danúbio, que corre entre parques, pontes belas (como a Széchenyi lánchíd, inaugurada em 1849) e complexos arquitetónicos inspiradores, como o edifício neogótico do Parlamento húngaro.

Aqui, faça belas caminhadas por áreas verdes como a praça Szabadság tér e suba as colinas da área de Buda, de onde é possível ter uma visão panorâmica fantástica da cidade.

Praga, República Checa

Tal como Budapeste, é um sítio a visitar ‘per si’. Neste caso, é uma área mais compacta, sendo mais fácil de ser explorada a pé.

Aqui, os casais irão adorar fazer agradáveis caminhadas entre cenários de contos de fadas, como a Praça da Cidade Velha (que exibe visões encantadoras como a igreja gótica Nossa Senhora Diante de Týn) e a Ponte Carlos, uma pitoresca construção coroada por estátuas que cruza o rio Moldava.

No final do dia, suba até à região do Castelo de Praga e veja o dia caindo sobre uma das mais lindas cidades do mundo.

Praga também é boémia e arquitetura, com as suas belas pontes e ruas empedradas. Recomenda-se uma visita à Torre Petrin à noite para contemplar a cidade e uma volta de charrete a percorrer o centro histórico.

Veneza, Itália

Outra cidade tipicamente romântica. As estreitas calçadas de Veneza, espremidas entre canais e edifícios históricos (ligadas por pequenas pontes) são um lugar perfeito para uma caminhada de mãos dadas.

No trajeto, aparecerão monumentos como a célebre Piazza San Marco, a igreja Santa Maria della Salute (erguida no século XVII) e a Ponte di Rialto, uma das obras-primas da arquitetura veneziana.

Florença, Itália

A capital do Renascentismo é conhecida pela arte espalhada por suas ruas, o que deixa o amor à flor da pele. Passeios de bicicleta e degustação de vinhos costumam ser os passeios preferidos dos apaixonados.

Aqui a história mistura-se com arte.

Bruges, Bélgica

A sensação de estar no meio de uma cidade medieval faz de Bruges, na Bélgica, uma candidata recorrente à lista das mais românticas.

Visite o chamado Lago do Amor (Minnewater), um belíssimo lago cheio de cisnes. Claro que também se recomenda um passeio romântico de charrete pela parte antiga de Bruges e que suba à torre, de onde poderá ter uma vistas espetaculares.

Dubrovnik, Croácia

Destino popular na Croácia nos últimos anos, a cidade tem vistas para o mar Adriático de tirar o fôlego, o que garante suspiros profundos dos casais que por lá passam.

O programa preferido dos namorados é pegar uma garrafa de vinho e ver o pôr do sol. Nem precisa de mais nada.

Heidelberg, Alemanha

Localizada no sudoeste da Alemanha, é a mais antiga cidade universitária do país e foi em tempos fonte de inspiração para artistas mundialmente reconhecidos como o poeta Goethe ou o escritor Mark Twain.

É vigiada pelas ruínas do castelo Heidelberg localizado no topo de uma colina, tendo escapado imune à II Guerra Mundial. É hoje considerada uma das cidades mais encantadoras da Alemanha.

Bled, Eslovénia

Em tempos considerada a mais bonita cidade termal do então Império Austríaco, Bled era o refúgio da elite aristocrática europeia.

Está localizada no Noroeste da Eslovénia, nas margens do Lago Bled, e rodeada por montanhas pitorescas.

No centro do Lago, encontra-se uma pequena ilha onde é possível encontrar a antiga Igreja de St. Mary, em tempos local de adoração de Ziva, a Deusa do amor e da fertilidade.

Buenos Aires, Argentina

Apesar de ser uma metrópole extremamente agitada, Buenos Aires preserva uma atmosfera romântica.

Os edifícios de linda arquitetura de seu centro histórico, os passeios em Puerto Madero e os tradicionais cafés que se espalham por boa parte da capital argentina propiciam um ambiente ideal para uma viagem a dois.

Na cidade também não faltam ótimos restaurantes onde a pedida é passar boa parte da noite tomando uma garrafa (ou duas) dos excelentes vinhos argentinos.

E tem o tango: uma metrópole na qual soa um ritmo tão sensual não poderia ficar de fora desta lista de destinos românticos.

Willemstad, Curaçao

As Caraíbas são um destino perfeito para quem procura férias em praias românticas. Mas a região também abriga cidades com potencial para agradar os casais.

Uma delas é Willemstad, capital da ilha de Curaçao, recheada de construções coloniais coloridas de frente para o mar, praças que abrigam restaurantes intimistas e vielas perfeitas para um passeio a dois.

Kyoto, Japão

Na Ásia, poucas coisas são mais românticas do que caminhar entre os históricos templos de Kyoto, no Japão.

Apesar de constantemente lotada de turistas, a cidade nipónica ainda oferece uma atmosfera linda e misteriosa para os visitantes, que ficam encantados ao atravessar jardins japoneses milimetricamente bem cuidados, alamedas que cruzam fotogénicas florestas de bambus e monumentos como o templo budista de To-ji, uma das obras arquitetônicas mais lindas do Japão.

No outono, as árvores de Kyoto adquirem uma coloração poética, por isso pode ser ‘a’ altura ideal para viajar para lá.

Rio de Janeiro, Brasil

Os inúmeros cenários naturais deslumbrantes da Cidade Maravilhosa proporcionam várias oportunidades de passeios românticos para os turistas.

Ver o sol a cair sobre Ipanema, o Leblon e o Morro Dois Irmãos desde o Arpoador, por exemplo, é uma das experiências mais transcendentais que qualquer viajante pode ter no Brasil.

E é um momento absolutamente inesquecível admirar, ao lado da pessoa amada, a paisagem carioca desde o Cristo Redentor ou do topo do Pão de Açúcar.

San Francisco, EUA

Ladeiras recheadas de casas de estilo vitoriano, a poética ponte Golden Gate, parques ideais para sentar e fazer um piquenique, elétricos que levam turistas em deliciosos passeios: San Francisco tem tudo para agradar quem quiser fazer uma viagem com beleza e romantismo.

Está na cidade californiana um dos cartões-postais mais lindos dos Estados Unidos:a visão que o turista tem desde a praça Alamo Square, que oferece visão para um conjunto de lindas edificações vitorianas e para os arranha-céus do centro de San Francisco.

Aqui poderá desfrutar de pores-do-sol maravilhosos, passeios românticos pela praia e da visita ao Palácio das Belas Artes, onde muitos dos habitantes da cidade se declararam à sua cara-metade.

Nova Iorque, EUA

Embora possa parecer uma cidade mais para o stressante, a verdade é que Nova Iorque pode tornar-se num destino bem romântico.

Para além disso ainda poderá comer nos restaurantes da moda, ir a musicais, contemplar os gigantescos arranha-céus, fazer um passeio de ferry e visitar a Estátua da Liberdade, percorrer a Ponte de Brooklyn, perder-se em Central Park, etc.

Sydney, Austrália

A cidade tem vinícolas, praias maravilhosas e vida noturna agitada.

“Você nunca vai deixar de ter o que fazer”, escreve o “WeLoveDates”, site que elegeu as cidades mais românticas do mundo.