Cultura

Cinema: Estreias de 23 de Novembro

O Homem do Coração de Ferro
Sinopse: 1942: no auge do poder do Terceiro Rich, a resistência decide planear a sua mais ambiciosa operação de sempre: Anthropoid. Dois jovens agentes, Joseph Gacik e Jan Kubis, são mandados para Praga com a missão de assassinarem um dos mais cruéis líderes nazis: Reinhardt Heydrich, líder das SS, da Gestapo, e um dos arquitetos da Solução Final.

Atores: Jason Clarke, Rosamund Pike, Jack O’Connell, Jack Reynor, Mia Wasikowska, Thomas M. Wright, Enzo Cilenti, Geoff Bell, Volker Bruch, Barry Atsma, Noah Jupe, Oscar Kennedy, Adam Nagaitis, Jim Sturgeon, Paul Brennen, Abigail Lawrie, Bart Edwards, Krisztina Goztola, Luca Fiorilli

Realizador: Cédric Jimenez

Veja o trailer:

Coco
Sinopse: Miguel procura desesperadamente mostrar o seu talento musical contra a vontade da família. Quando toca a guitarra de seu ídolo, o falecido Ernesto de la Cruz, desencadeia uma misteriosa cadeia de eventos e vê-se a atravessar a Terra dos Mortos, através de uma ponte maravilhosa feita de pétalas de margaridas, juntamente com o seu leal cão Dante. Encontra o adorável trapaceiro Hector e juntos iniciam uma extraordinária viagem por um mundo colorido e vibrante a fim de descobrirem o segredo por detrás da família de Miguel.

Vozes: Anthony Gonzalez, Alanna Ubach, Benjamin Bratt, Gael García Bernal, Edward James Olmos, Jaime Camil, Gabriel Iglesias, Cheech Marin, Alfonso Aráu, Sofía Espinosa

Realizador: Lee Unkrich

Veja o trailer:

Gauguin
Sinopse: 1891, Gauguin foi para o Taiti. Quer encontrar a sua pintura como um homem livre, no lado selvagem, longe da moral, da política e da estética dos códigos da Europa civilizada. Embrenha-se na selva, enfrentando a solidão, a pobreza, a doença. Conhece Tehura, que se tornaria sua mulher e o tema das suas principais obras.

Atores: Vincent Cassel

Realizador: Edouard Deluc

Veja o trailer:

O Espírito da Festa
Sinopse: Max trabalha em catering há trinta anos e organizou centenas de festas. Hoje trata-se do casamento de Pierre e Helena que terá lugar num castelo do século XVII. Como de costume, Max coordenou tudo: recrutou a sua brigada de empregados e cozinheiros, aconselhou um fotógrafo, reservou a orquestra, organizou a decoração floral, em suma, todos os ingredientes estão reunidos para que a festa seja bem-sucedida. Mas como em todos os eventos, há uma ténue fronteira entre o sucesso e o desastre.

Atores: Jean-Pierre Bacri, Jean-Paul Rouve, Gilles Lellouche, Hélène Vincent, Suzanne Clément, Benjamin Lavernhe, Judith Chemla, William Lebghil, Eye Haidara, Kevin Azais, Alban Ivanov

Realizadores: Eric Toledano, Olivier Nakache

Veja o trailer:

O Quadrado
Sinopse: Christian é o respeitado curador de um museu de arte contemporânea; divorciado e bom pai dos seus dois filhos, conduz um carro eléctrico e apoia boas causas. A sua próxima exposição, “O Quadrado”, é uma instalação que pretende evocar o altruísmo em quem a vê, recordando-nos o nosso papel enquanto seres humanos responsáveis pelos nossos congéneres. Mas às vezes é difícil viver à altura dos nossos ideais: a resposta incauta de Christian ao roubo do seu telefone vai conduzi-lo a situações das quais ele se envergonha. Entretanto, os Relações Públicas do museu criam uma campanha inesperada para “O Quadrado”. A reacção é inflamada e lança Christian, bem como o próprio museu, numa crise existencial.

Atores: Claes Bang, Elisabeth Moss, Terry Notary, Christopher Læssø, Dominic West, Marina Schiptjenko

Realizador: Ruben Östlund

Veja o trailer:

Só Para Bravos
Sinopse: Drama baseado na luta de uma equipa de bombeiros contra o gigantesco incêndio florestal em Prescott, Arizona, em junho de 2013, que levou a vida de 19 dos seus membros.

Atores: Miles Teller, Josh Brolin, James Badge Dale, Jennifer Connelly, Jeff Bridges, Taylor Kitsch, Andie MacDowell, Pell James, Alex Russell

Realizador: Joseph Kosinski

Veja o trailer:

Woodshock
Sinopse: Uma mulher num estado de profunda depressão é arrastada para um estado extremo de paranóia após ingerir uma droga mortal.

Atores: Kirsten Dunst, Pilou Asbæk, Joe Cole, Lorelei Linklater, Steph DuVall

Realizadoras: Kate Mulleavy, Laura Mulleavy

Veja o trailer:

3x3D
Sinopse: Na cidade de Guimarães, um lugar com mais de dois mil anos, três realizadores, Jean-Luc Godard, Peter Greenaway e Edgar Pêra, exploram o 3D e a sua evolução no mundo do cinema. “Just in Time”, de Greenaway, relembra a história da cidade, atravessando dois milénios ao redor do Paço dos Duques de Bragança num plano sequência de 16 minutos que segue um percurso entre a Praça da Oliveira, a igreja da Senhora da Oliveira e os claustros do Museu Alberto Sampaio. “The Three Disasters”, é o vídeo-ensaio de Godard que parte de material de arquivo para se debruçar sobre a fragmentação da história e a sua intersecção com a história do cinema. “Cinesapiens”, de Pêra, é a primeira produção do país a usar o 3D; o filme explora o papel do público na experiência de ver um filme, utilizando um grupo de espectadores dentro de uma sala de cinema em Guimarães. 3X3D é uma produção Guimarães 2012 Capital Europeia da Cultura.

Atores: Carolina Amaral, Keith Davis, Leonor Keil, Ângela Marques, Nuno Melo, Miguel Monteiro, Jorge Prendas, Pedro J. Ribeiro

Realizadores: Peter Greenaway, Jean-Luc Godard, Edgar Pêra

Veja o trailer:

Centro Histórico
Sinopse: Centro Histórico reúne quatro curtas metragens de quatro realizadores: os portugueses Manoel de Oliveira e Pedro Costa, o finlandês Aki Kaurismäki e o espanhol Víctor Erice. O filme resulta de uma encomenda da Guimarães 2012 Capital Europeia da Cultura para mostrar “as histórias que a cidade tem para contar”. Aki Kaurismäki, em “O Tasqueiro”, começa com uma comédia agridoce sem diálogos sobre um taberneiro, que vê muito sem realmente experimentar o que quer que seja. “Sweet Exorcist”, de Pedro Costa, é um mergulho reflexivo na memória colonial através de um elevador onde estão um emigrante cabo-verdiano, o Ventura que já participou em “Juventude em Marcha”, e um soldado português. No lado documental, “Vidros Partidos”, do basco Víctor Erice, presta homenagem à indústria têxtil centenária de Guimarães, fixando-se nos operários de uma fábrica de vidro inaugurada no século XIX e encerrada em 2002. A última palavra é a do eterno Manoel de Oliveira, que em “O Conquistador Conquistado” brinca com a avalanche de turistas no centro histórico de Guimarães e as suas fotografias.

Atores: Ilkka Koivula, Ventura, Valdemar Santos, Henriqueta Oliveira, Ricardo Trêpa, Pedro Santos, Manuel Silva, Amandio Martins

Realizadores: Pedro Costa, Víctor Erice, Aki Kaurismäki, Manoel de Oliveira

Veja o trailer: