Atualidade

Caitlyn Jenner e Andreja Pejić inspiram Sara Sampaio

O último dia de Web Summit em Lisboa foi, segundo os entendidos, o melhor, não só pelas temáticas abordadas como pelas figuras presentes. Entre elas, Sara Sampaio e também Caitlyn Jenner e Andreja Pejić, com quem a top model portuguesa privou.

“Mulheres tão inspiradoras”, escreveu a “angel” da Victoria’s Secret na legenda da fotografia do trio que publicou no Instagram, mostrando que admira o ex-atleta transexual e madrasta das Kardashian e também a modelo transgénero nascida na Jugoslávia.

Na mega conferência tecnológica que terminou esta quinta-feira, na capital, Andreja sublinhou que “as empresas perceberam que a diversidade dá lucro”, numa alusão aos desafios profissionais que tem somado, embora prefira ser avaliada pelo talento e não por ser “trans”. “Adorava ver uma modelo trasngénero na capa da Vogue americana. Não por ser trans, mas porque merece. Ou fazer [o desfile da] Victoria’s Secret, algo muito mainstream como isso. Porque acho que a Moda tem esse significado cultural e um papel a cumprir, não é só sobre vender roupa”, frisou.

Já Caitlyn falou sobre a comunidade LGBT e do próprio processo de mudança, até porque começou a transformação ainda antes dos 40 anos sem o revelar ao mundo. “Durante muitos anos falei em palcos, a contar a minha história. E no fundo, sentia que estava a enganar a audiência. Debaixo do meu fato de homem havia uma pessoa que queria estar de sutiã e cuecas de mulher. A vida foi generosa comigo e deu-me oportunidade de ser eu própria. Hoje estou aqui de sutiã e cuecas de mulher”, confessou, perante a ovação do público.