Álbuns da Semana

Ela e Eu durante uma viagem nostálgica por um trabalho que sai fora da caixa

‘Eu’ é o álbum de estreia a solo de Ela… Vaz. E é precisamente por aqui que iniciamos as nossas sugestões musicais da semana.

Além dos temas originais, este trabalho também engloba canções, entre outros, de José Mário Branco e José Afonso, o que, por si só, é revelador das diversas influências de Ela no mundo da música, tal como o facto de contar com duetos com Rão Kyao, Rui Oliveira e Uxía.

ELA VAZ

Após vários anos com participações em diversos projetos ligados sobretudo ao fado, tendo atuado, mais do que em Portugal, em palcos de Espanha, Alemanha, Bélgica, Suécia, Noruega, Suiça, EUA, Coreia do Sul e México, Ela Vaz tem em ‘Eu’ uma afirmação pessoal que aponta para o futuro sem voltar costas ao passado.

Preparado ao longo de quase três anos, este trabalho tem no tema intitulado por ‘Amar É Ser Quem Sou’ um dos seus mais poderosos. E é precisamente essa faixa que lhe deixamos aqui para ouvir.

Passando para a música de origem inglesa, batemos de frente no mais recente álbum da banda ‘Alt-J. ‘Relaxer’ é o nome deste trabalho que, como os anteriores, também sai fora da caixa.

É difícil inserir um rótulo a este grupo inglês, que toca guitarras, mas não faz rock, e tem elementos digitais, mas não é música electrónica. Se calhar, o seu sucesso está precisamente nesta indefinição, que verifica desde ‘An Awesome Wave’, lançado em 2012.

ALT-J

Apesar da fama que têm, os Alt-J continuam a surpreender os seus fãs e este álbum é a prova disso mesmo, pois é considerado por muitos como o melhor e mais maduro do grupo.

As melhores partes deste novo trabalho são os singles lançados previamente, onde está toda a essência do grupo. ‘Deadcrush’ é um desses casos, embora seja provavelmente o tema mais reservado. Confira:

Para concluir as nossas sugestões, viajamos até aos Estados Unidos da América, mais precisamente a Brooklyn, Nova Iorque, de onde são originários os Grizzly Bear.

Após cinco anos fora dos estúdios, na sequência do disco ‘Shields’, de 2012, essa banda de rock alternativo apresenta este novo álbum, intitulado por ‘Painted Ruins’. Do anterior trabalho para este muita coisa mudou no mundo e na música, mas os Grizzly Bear parecem estar ainda em 2012, mas sem repetirem as músicas que nos apresentaram nessa altura.

grizzly bear

Ouvir este trabalho é praticamente como decifrar um enigma numa viagem nostálgica, mas sem ser lamechas, o que faz com que o grupo caminhe para o trono do rock independente.

Todas essas características estão bem presentes no tema ‘Neighbors’, o tal que escolhemos para o fazer viajar pelo tempo.