Atualidade

Toy defende inocência de Ricardo Landum e elogia Tony Carreira

Conhecem-se desde 1988, ano em que Toy chegou da Alemanha e começou a trabalhar como produtor musical na Discossete, onde Ricardo Landum já dava cartas. “Quando cheguei o Ricardo já estava a começar e trabalhamos os dois, mais tarde e por muitos anos, como produtores com artistas como a Ágata, a Ana, os Da Vinci e o Tony. Fizemos juntos a explosão da música ligeira em Portugal nos anos 90”, recorda Toy.

Relativamente às acusações de que Landum e Tony Carreira são alvos por parte do Ministério Público, supostamente por terem plagiado algumas canções, entre elas, o sucesso “Depois de Ti Mais Nada”, Toy diz não acreditar que o amigo de longa data tenha feito algo, muito menos com intenção.

“Ainda não falei com o Ricardo sobre isso [acusação], conheço algumas coisas que me deixaram estupefacto mas que têm de ser resolvidas por cada um deles. O Ricardo é compositor de milhentas coisas e não faço ideia do que aconteceu. Mas estas acusações magoam sempre, sobretudo se houver injustiça”, disse à margem do batizado do filho de Landum, que decorreu este domingo no Bairro da Serafina, em Lisboa.

Toy trabalha com o produtor, compositor e guitarrista quase há três décadas, foi com ele como autor e produtor ao Festival da Canção em 1990 com o tema “Mais e Mais”, e diz que ninguém pode escapar a comparações. “Digo-o como músico. Todos os músicos têm influências. Às vezes podemos fazer um tema e achar que é nosso e original – confesso que já me aconteceu – e mais tarde pensar que já ouvi aquilo em algum lado”, afirma admitindo que até pode ter sido isso que aconteceu.

Para o artista, “qualquer que seja a conclusão” do processo desencadeado pelo MP, irá sempre “admirar ambos” pela dedicação e sucesso profissional. “O Ricardo é uma pessoa excelente, um grande músico e o Tony Carreira é o melhor cantor português de sempre, o que enche mais salas. Ambos são adultos e certamente explicarão o que aconteceu”.

Presente solidário
Pensava que tinha chegado antes da hora, mas baralhou-se e chegou no fim do batizado de Santiago, quase ao meio-dia. Depois seguia depois para o casamento, onde teria oportunidade de felicitar o amigo. “A Sónia foi uma luz que chegou à vida do Ricardo. É gostar um do outro na sua essência. Ainda não conheço bem a Sónia mas tenho a certeza que a beleza dela é equivalente à beleza que é o ser humano do Ricardo. Ela é mais bonita, mas ele é muito interessante”, brincou Toy.

Em conjunto com a Mulher Daniela, com quem partilha felicidade desde 2008, vai oferecer ao casal “A vida de um vinho”, um produto desenvolvido em parceria com a Ermelinda Freitas e a Cáritas. “É uma garrafa de vinho, de litro e meio, que vem com um livro sobre toda a história do vinho e com uma sinfonia de um grande maestro de Palmela”, contou o cantor.

O músico, que entre Eusébio, Jorge Sampaio e Cavaco Silva também já assinou o projeto, aproveitou a ocasião do casamento do amigo para o brindar com o que considera ser “um excelente trabalho em termos sociais, além do bom vinho”. O mais importante para o artista popular é a parceria, cujo resultado está a recuperar casas de idosos na região de Setúbal.

Depois do casamento de Ricardo Landum e Sónia Geraldes, Toy vai “atuar ainda hoje em Salvaterra de Magos”. No próximo sábado, dia 28, tem agendado um concerto solidário em Valongo, no bar “A Fábrica Club”, onde vai mostrar o último álbum: “Coração não tem idade”.

Texto: Ângela Lopes