Lifestyle

Estes são os países mais pacíficos do mundo

O Índice Global da Paz (IGP) é uma ferramenta de medição da posição da paz das nações e das regiões.

Resulta da junção de informações entre o Instituto de Economia e Paz (IEP) e um painel internacional de especialistas em paz de institutos de paz e grupos de reflexão com dados da Economist Intelligence Unit.

Assim sendo, na hora de pensar em viajar nada melhor que se basear em algo tão específico e sério como o IGP.

Por isso, fique a saber não só que países são esses como o que pode fazer neles:

1. Islândia
O país considerado como o mais pacífico do mundo inteiro tem muito mais a oferecer do que tranquilidade. Desde vulcões, glaciares, cascatas e aldeias pitorescas, a Islândia é um destino que todos devem visitar (pelo menos) uma vez na vida.

Comece a sua viagem pela capital, Reykjavik, e visite a rua movimentada de Skólavörðustígur. Deixe-se maravilhar pela maior igreja do país, Hallgrímskirkja, e passe um dia nas termas naturais da Lagoa Azul.

Não deixe de conhecer as cataratas de Gullfoss, o Parque Nacional de Þingvellir e os géiseres de Haukadalur. O Parque Nacional de Vatnajökull, na Islândia Oriental, engloba a cordilheira de Kverkfjöll com vulcões activos e grutas glaciares.

Não se pode falar em Islândia sem se pensar na Aurora Boreal, por isso saiba que esta é visível de Setembro a Março. Precisará de um céu escuro, limpo e muita sorte, mas será um espetáculo de luzes que o deixará maravilhado e que ficará para sempre gravado na sua memória.

Sabia que, segundo a momondo, este ano de 2017 a procura por destinos na Islândia, pelos portugueses, aumentou 46% relativamente ao ano passado? Arrisque você também!

2. Nova Zelândia
A Nova Zelândia é um destino de férias bastante acolhedor e ótimo tanto para quem deseja viajar a solo, como em família.

Queenstown é conhecida como a “Capital Mundial da Aventura” e não lhe faltarão momentos para mais tarde recordar. É a terra natal do salto de paraquedas e, por isso, porque não experimentar sem medos? Respire e aproveite a vista panorâmica da cordilheira Remarkables e da bacia de Wakatipu.

Na Ilha Sul poderá encontrar uma mina de ouro, um caminho de comboio transformado numa via de ciclismo – sendo um completo parque de diversões para ciclistas – que atravessa túneis, viadutos e até desfiladeiros de rios, como o de Roxburgh. Visite a cascata Sutherland, a mais alta do país.

Para relaxar, beba uma bebida na Chatto Creek Tavern e prove os Whitebait da Costa Oeste (filetes de peixe).

3. Portugal
Portugal tem tanto a oferecer, como confortáveis termas ou os melhores locais para fazer surf como, por exemplo, a Nazaré ou a Ericeira, que os portugueses começam cada vez mais a apostar no próprio país para passarem férias.

Desde a beleza do Porto, passando pela arquitetura de Lisboa e chegando às praias do Algarve, existem vários locais menos conhecidos que o terceiro país mais pacífico possui e que o encantarão.

Conhece Dornes? Trata-se de uma península onde pode aproveitar a praia fluvial ou, caso pretenda, explorar as imensas praias deste género na região. A barragem de Castelo de Bode fica perto e é o local ideal para desfrutar do sossego do Centro de Portugal.

Se procura fugir da rebolia da cidade, pode ainda optar por Peso da Régua: uma das zonas mais bonitas do país, sempre com uma temperatura amena, onde poderá andar de barco pelo Douro ou simplesmente visitar museus. Opções certamente não faltam.

4. Áustria
Com um aumento de 14% de procura, segundo a momondo, a Áustria mostra-se como uma opção tanto para os amantes de arquitetura, como da natureza.

Graz, a sua segunda maior cidade, junta pátios renascentistas com palácios barrocos e edifícios avant-garde. Se fizer um passeio pela Cidade Velha conseguirá conhecer edifícios lindíssimos do século XVII e XVIII, bem como o majestoso Landhaus com o seu pátio de estilo renascentista, a Haus am Luegg decorada em estuco e a Torre do Relógio de 28 metros em Schlossberg.

Se procura algo mais relacionado com a natureza, Markt Hartmannsdorf, no estado austríaco de Styria, oferece-lhe campos cultivados e um sossego particular das aldeias rurais rodeadas de natureza.

Assista a um nascer do sol num quarto acolhedor numa quinta de fruta local – o início do Outono é a altura ideal para participar na apanha da maçã e da pêra, e para aproveitar a tranquilidade ao ar livre.

5. Dinamarca
Além de estar no TOP 5 dos países mais pacíficos do mundo, a Dinamarca é também considerada como um dos locais com as pessoas mais felizes. Aarhus, a sua segunda maior cidade, oferece a maior colecção de arte do país depois de Copenhaga.

Ao longo do ano tem sempre festivais a decorrer, além dos eventos culturais que a tornaram numa das duas Capitais Europeias da Cultura em 2017. Enquanto visita a cidade, que tal repor a energia com refeições deliciosas? Os restaurantes de estrela Michelin Frederikshøj, Substans e Gastromé estão a fazer furor no panorama culinário.

Gostava de fazer praia e isso não é sinónimo de Dinamarca? Engana-se. O Verão em Copenhaga é vivo e dinâmico, aproveitando ao máximo os dias em que o sol está a brilhar. A Islands Brygge, uma área de piscinas, é um ponto de encontro popular onde pode dar um mergulho refrescante.