Saúde & bem-estar

Estes são os cinco melhores exercícios para o corpo

A corrida tem ganhado tantos adeptos que pode até parecer que este é o melhor exercício que se pode fazer, mas os especialistas destacam que as corridas de longa distância ou muito frequentes têm um impacto negativo na saúde das articulações e no sistema digestivo.

Há outros exercícios que pelos benefícios que trazem à forma física e pelos reduzidos prejuízos para o corpo são mais recomendados. I-Min Lee, investigadora de Harvard, revelou os cinco melhores exercícios para o corpo num relatório da Harvard Medical School chamado ‘Começar a Exercitar’ e destacado pelo Independent no seu site.

E eles são:
Natação
O relatório destaca que a natação pode ser considerado “o treino perfeito”, pois além de trabalhar praticamente todos os músculos do corpo, aumenta a frequência cardíaca e quase não tem impacto nas articulações.

Tai Chi
Esta arte marcial chinesa que combina movimentos graciosos numa espécie de meditação em movimento, é feita ao ritmo de cada um e ajuda a melhorar o equilíbrio, a respiração e a forma física.

Treino de força
O treino de força envolve pesos para criar resistência contra a atração da gravidade. Esse peso pode ser o próprio corpo, pesos livres como alavancas ou halteres, bandas elásticas ou punhos de tornozelo, por exemplo. Este tipo de exercícios aumentam a massa muscular e aceleram o metabolismo. A consistência é a chave para obter resultados deste tipo de treino.

Caminhadas
Pode parecer mínimo, mas as caminhadas são um exercício que atua como um verdadeiro medicamento, prevenindo doenças cardiovasculares e diabetes. O especialistas de Harvard recomendam que se comece a fazer caminhadas de 10 a 15 minutos e que depois se vá aumentando para 30 ou 60 minutos por dia.

Exercícios Kegel
Este exercícios são importantes para homens e mulheres pois fortalecem o pavimento pélvico – os músculos que envolvem o útero, a bexiga, o intestino delgado e o reto – e isso ajuda a prevenir incontinência ou até a libertação de gases em momentos menos adequados. Os especialistas recomendam que quatro a cinco vezes por dia se contraiam estes músculos durante dois ou três segundos e se liberte, repetindo a contração dez vezes.