Lifestyle

Médica de Angelina Jolie partilha dicas para prevenir cancro da mama

Kristi Funk falou no programa ‘Good Morning America’, da ABC, para assinalar o Mês Nacional da Consciência do Cancro da Mama, em outubro.

A médica de Angelina Jolie pediu às mulheres que aumentem a ingestão de soja, ‘devorem’ mais de um tipo de fruta e usem sabão de barra, enquanto partilhou as suas dez melhores dicas para prevenir o cancro da mama.

Funk tratou a atriz norte-americana, agora com 42 anos, que teve uma mastectomia dupla preventiva em 2013, depois de descobrir que carregava o gene BRCA1, o que aumenta substancialmente o risco de cancro da mama e de ovário.

E, se ao início, a profissional de saúde pedia às pacientes para evitar soja, esse alimento controverso (que inclui tempeh, tofu, edamame e leite de soja), agora assumiu o erro, pois novos estudos mostraram os seus benefícios na prevenção da doença.

“É um mito, vamos acabar com isso. Eu fazia parte do mito, dizendo-lhe que fique longe, é melhor prevenir do que remediar. Errado, errado errado. Cinco estudos enormes desde 2009 mostram que, se você consumir alimentos completos, estes são anti-estrogénios no seu corpo”.

Kristi também pediu às mulheres que se alimentem de vegetais da família dos repolhos e frutos secos antioxidantes.

Há também uma fruta particular que ela aconselha especialmente: a groselha indiana devido à sua alta concentração de antioxidante.

A Dr.ª Funk também saudou a mamografia 3-D – também conhecida como tomossíntese – como um dos mais importantes desenvolvimentos recentes de cancro da mama.

Um estudo recente descobriu que tinha uma probabilidade 34% maior de encontrar a doença do que a mamografia 2-D, porque o 3D é especialmente mais preciso para as mulheres com peitos grandes.

A também fundadora do Pink Lotus Breast Center, na Califórnia, lembrou às mulheres sem história familiar da doença para não se tornarem complacentes quanto a medidas preventivas, pois 90 a 95% dos casos de cancro da mama não são hereditários.

“Há 1,7 milhões de cancros invasivos de mama a ser diagnosticados globalmente este ano. Prometo-lhe: mais de um milhão deles, eu sei como controlar e prevenir. Começa com a dieta. Dieta, nutrição, exercício, obesidade, álcool – há muito que podemos controlar”, salientou.

Veja então as dez dicas deixadas pela médica de Angelina Jolie:
1. Coma vegetais crucíferos (da família do repolho) todos os dias
Consumir couve-flor, brócolos, couve, repolho e couve de Bruxelas possuem poderosas propriedades anti-cancerígenas, de acordo com Funk.

Isto deve-se ao seu teor de glucosinolato, que quando partido ou mastigado, uma enzima chamada mirosinase converte glucosinolatos em isotiocianatos (que possuem efeitos anti-inflamatórios e anti-angiogénicos).

2. Consuma bagas ricas em antioxidantes
Mirtilos, morangos, framboesas e amoras são todos ricos em antioxidantes.

“Essas coisas são eliminadores de radicais livres, então acredite ou não, as bagas fazem com que as células cancerosas se suicidem”, disse a Dr. Funk. “Eu punha uma chávena por dia num misturador”.

3. Adicione açafrão a refeições ou smoothies
O principal ingrediente ativo na açafrão é a curcumina, que os estudos de laboratório demonstraram que têm efeitos anticancerígenos nas células cancerígenas.

Funk diz que é um “superalimento” da saúde do peito e pode ser facilmente consumido pela adição a um smoothie/batido.

4. Coma groselha indiana
Muitas vezes vendido como “pó AMLA”, a groselha indiana tem a maior concentração de antioxidantes na Terra.

Também melhora a atividade metabólica, auxilia na absorção de cálcio e auxilia na melhoria da visão.

5. Coma mais cogumelos
Os cogumelos são uma ótima fonte de nutrientes quando se trata de prevenção do cancro da mama.

Não há evidências de que qualquer tipo de cogumelo ou extrato de cogumelo possa prevenir ou curar cancro, no entanto os cogumelos com botão (‘button mushrooms’, cogumelos mais consumidos nos EUA) contêm todos os aminoácidos essenciais e são uma boa fonte de vitaminas.

6. Adicione mais soja à sua dieta
Durante anos, os médicos, incluindo ela própria, disseram às pacientes com cancro da mama que evitem a soja.

No entanto, desde 2009, estudos mais recentes mostraram benefícios de produtos de soja, incluindo tempeh, tofu, edamame e leite de soja.

7. Use sabão de barra comum
A médica recomenda o uso de sabão de barra antiquado, em vez de sabão antibacteriano, porque pode diminuir o risco de toxinas a que você está exposta.

8. Compre frutas orgânicas
Kristi Funk recomenda comer produtos orgânicos quantas vezes você puder. Isso é especialmente importante com frutas ou vegetais que você consome com a pele porque pode ter absorvido toxinas.

9. Limpe o pó e aspire a sua casa regularmente
Estas duas atividades são uma ótima maneira de diminuir o número de toxinas no ar, de acordo com Funk.

10. Encha a sua casa com plantas domésticas
Muitas plantas domésticas absorvem naturalmente toxinas, disse Funk.

Fotos: ABC