Televisão

Mariana Venâncio sucede a Salvador Sobral na Eurovisão

Tem dez anos, vem de Carcavelos e é a representante de Portugal no Junior Eurovision Song Contest (JESC), ou seja o Festival da Eurovisão para crianças dos 10 aos 15 anos.

Mariana Venâncio vai interpretar ‘Youtuber’ na competição, que irá decorrer em Tbilissi (capital da Geórgia) a 26 de novembro.

A canção, escrita e composta por João Cabrita e Mariana Andrade, já tinha sido ‘encomendada’ pela RTP para a ocasião. Coube a cinco crianças defender o tema numa gala, emitida em direto na quinta-feira à tarde e apresentada por Sónia Araújo e Jorge Gabriel.

O júri, composto por Carlos Mendes (Eurovisão 1968 e 1972), Inês Santos (representante de Portugal na Eurovisão de 1998) e Pedro Gonçalves (Festival da Canção 2017), deu a vitória a Filipa Ferreira (11 anos), tendo Mariana ficado em segundo.

Já o televoto deu a vitória a Mariana e o segundo lugar a Filipa, sendo que o desempate foi determinado pelo voto dos telespectadores.

Quanto à vencedora, desde muito pequenina que gosta muito de ir ver musicais infantis e já garantiu aos pais que quando for crescida quer ser “ atriz de teatros musicais”. Frequenta aulas de canto, dança e representação.

Esta será a terceira participação de Portugal no JESC, depois de termos ido em 2006 (14º lugar, melhor classificação portuguesa no certame) e em 2007. Depois da vitória de Salvador Sobral na Eurovisão, a RTP decidiu voltar a participar na edição júnior.

Portugal será um dos 16 países a concorrer na 15ª edição do JESC. Albânia, Arménia, Austrália, Bielorrússia, Chipre, Geórgia, Holanda, Irlanda, Itália, Macedónia, Malta, Polónia, Rússia, Sérvia e Ucrânia são os outros países.

O vencedor será determinado pelo júri (50%) e pelo voto online (50%).

Veja e ouça o tema ‘Youtuber’ pela voz da vencedora: