Off the record

Margarida Vila-Nova regressa à ficção nacional com os amores de sempre

A viver há cinco anos em Macau, a atriz não nega um bom desafio em qualquer parte do mundo, até porque é freelancer, o que lhe dá asas na representação. Por isso, dois anos após “Mar Salgado”, está de volta a Portugal para ser protagonista da novela da SIC “Paixão”.

Com ela, veio o marido, o realizador Ivo Ferreira, e os dois filhos, Dinis, de nove anos, e Martim, de cinco, embora as viagens até ao outro lado do mundo sejam uma constante.

Margarida Vila-Nova com o marido, o realizador Ivo Ferreira

Por cá, sempre que tem folgas, ao fim de semana, Margarida Vila-Nova refugia-se na quinta que comprou há alguns anos em Estremoz, no Alentejo, derretendo-se com o talento dos herdeiros que, amiúde, a fotografam em poses muito naturais.

“Aqui sou feliz”, descreve na legenda das imagens, quando apanhada pelo olhar dos mais pequenos, mostrando o cenário idílico que conquistou.

Margarida Vila-Nova fotografada pelos filhos

Na ficção, Margarida, de 34 anos, dá vida a Maria Luísa, uma mulher que sofre por uma paixão antiga interrompida por uma tragédia, mas na vida real vive uma relação estável e cheia de cumplicidade. Apesar de discreto, Ivo está sempre a seu lado nos mais importantes momentos, como aconteceu na apresentação da novela, no Algarve.

E a família não a larga nem quando está a gravar, pois pediu que os filhos estivessem por perto sempre que possível, até porque eles já estão habituados a seguir a mãe para onde for preciso.

O regresso também promoveu o reencontro com velhos amigos, entre eles Joana Solnado, a sua “rival” na história, e Marco Delgado com quem é casada na novela. E, às quarta-feitas há sempre programa com outras amizades, também elas ligadas à representação.

Margarida Vila-Nova com Maria João Bastos, Filomena Cautela e Maya Booth

Filha dos produtores Maria Manuel Vila-Nova e Pedro Martins, Margarida estreou-se como atriz apenas com cinco anos numa longa-metragem francesa filmada em Portugal, recebendo depois formação em teatro com Michael Margotta.

Precoce, com apenas 20 anos, criou a produtora “Magníficas Produções” com a qual levou à cena as “Confissões de Adolescente”, “Pedras Rolantes”, “ABC do Amor”, “A Menina que tinha medo do escuro”, “Por Uma Noite” e “A Noite dos Assassinos”.

Tem um currículo recheado de ecléticos papéis, prometendo ainda muita emoção nos serões da estação de Carnaxide.