Atualidade

Lupita Nyong’o também foi assediada por Harvey Weinstein: “Culpei-me”

A vencedora do Óscar de Melhor Atriz por “12 Anos Escravo” soma-se à lista, cada vez maior, das vítimas de assédio e agressão sexual por parte do outrora poderoso produtor de Hollywood.

Lupita Nyong’o contou, num relato publicado pelo jornal ‘The New York Times’, ter sido assediada em vários encontros com Harvey Weinstein. O primeiro até ocorreu antes daquela iniciar a carreira.

A atriz conta ter conhecido o produtor durante o Festival de Cinema de Berlim, em 2011, quando ainda era uma estudante de artes dramáticas. Pouco depois, ele convidou-a para assistir a um filme em sua casa, em Westport, Connecticut (EUA).

“Um intermediário apresentou-o como o produtor mais poderoso de Hollywood”, explica. “Como uma aspirante a atriz, estava ansiosa para conhecer pessoas na indústria, mas quem me apresentou disse: ‘Ele é um bom contacto na indústria, mas tem cuidado porque ele pode ser um abusador’. Pouco depois de me encontrar em Berlim, Harvey escreveu-me a convidar-me a vir para a exibição de um filme. Ele disse-me que a veríamos com a sua família na sua casa em Westport, Conn”.

O que se passou a seguir foi no mesmo teto onde estavam os filhos de Weinstein. “Depois do almoço chegamos a casa, conheci o pessoal e os filhos. Ele levou-me a um breve passeio pela casa antes de nos reunirmos na sala de cinema para assistir ao filme”, contou Lupita.

Georgina Chapman e o marido, o produtor Harvey Weinstein

Apenas 15 minutos após o início do filme, Harvey Weinstein pediu-lhe para acompanhá-lo fora da sala. “Eu protestei porque queria terminar o filme, mas insistiu em ir com ele, promulgando a lei como se eu fosse uma das suas crianças. Eu não queria discussões à frente dos seus filhos, então saímos da sala”.

Já no seu quarto, Weinstein pediu-lhe que lhe fizesse uma massagem. “Ao início pensei que estava a brincar. Senti-me insegura. Entrei um pouco em pânico e pensei rapidamente em oferecer-me eu a fazer-lhe as massagens e assim assumir o controlo para ganhar tempo e fugir”.

Harvey aceitou, deitou-se na cama e disse que queria tirar as calças. “Eu disse-lhe para não fazer isso e informei-o que isso me deixaria extremamente desconfortável. Ele levantou-se de qualquer maneira e fui até a porta, dizendo que não estava nada confortável com isso. E disse: ‘Se não vamos ver o filme, eu tenho que voltar para a escola'”.

Num outro encontro, num jantar em Nova Iorque, o produtor ter-lhe-à feito propostas sexuais. “Se eu quisesse ser uma atriz, então eu tinha que estar disposta a fazer esse tipo de coisa”, escreveu ela. “Ele disse que namorou a famosa atriz X e Y e olha onde isso as levou.”

Lupita conta ainda ter negado convites para participar em produções chefiadas por ele. “Eu tinha arquivado a minha experiência com Harvey longe da minha mente, juntando-me à conspiração de silêncio que permitiu que esse predador vagueasse por tantos anos. Senti-me muito sozinha quando essas coisas aconteceram, e culpei-me muito por isso, bem como muitas das outras mulheres que partilhavam as suas histórias”.

Nyong’o descreveu que se sentiu “doente até aao fundo do estômago” depois que as acusações de dezenas de mulheres se tornaram públicas. “Senti uma explosão de fúria ao perceber que a minha experiência não foi um incidente único, mas sim parte de um padrão de comportamento sinistro.”

Lupita Nyong’o e os pais

Quentin Tarantino, amigo do produtor, sabia há décadas do que acontecia.

“Sabia o suficiente para fazer mais do que fiz”, disse na quinta-feira, 19 de outubro, ao ‘The New York Times’. “Eram mais do que meros rumores ou fofocas. Eu sabia que ele tinha feito algumas dessas coisas”.

O realizador disse que gostaria de ter tomado alguma responsabilidade quando soube e que se arrepende de ter trabalhado com Weinstein. Revelou ainda que minimizou os casos e considerou-os apenas “mau comportamento”. “Qualquer coisa que eu diga agora vai soar como desculpa esfarrapada”, salientou.

Weinstein foi o produtor que distribuiu “Cães Danados” (1992), filme que revelou Quentin Tarantino, e outros tantos que se seguiram como “Pulp Fiction”.

“Todos os que eram próximos dele conheciam um ou outro caso”, disse Quentin.

A atriz Mira Sorvino, sua ex-namorada, contou-lhe que tinha sido massajada por Weinstein. “Fiquei chocado”.

Outra atriz, não identificada, também contou a Tarantino ter sido abordada pelo produtor no seu quarto de hotel. Após o cineasta o ter confrontado, este ofereceu uma “desculpinha” à atriz.

Tarantino acrescentou que também sabia do acordo alcançado com a atriz Rose McGowan.

Weinstein, de 65 anos, é atualmente alvo de uma investigação policial em Nova Iorque e no Reino Unido.

Quentin Tarantino