Atualidade

Figuras públicas respondem à ‘chamada’ da ModaLisboa

O primeiro capítulo da ModaLisboa, agora em nova casa, depois de várias edições na Praça do Município, começou bem cedo, na sexta-feita, com Patrick de Pádua que apresentou, pela primeira vez, roupa de mulher.

De seguida, Duarte trouxe a sua moda urbana ao jardim do Pavilhão Carlos Lopes, antes da apresentação do Sangue Novo. O Prémio ModaLisboa foi para David Pereira. O FashionClash, atribuído pelo diretor do Festival de Moda Holandês, Branko Popovic, que garante a apresentação de uma coleção em Maastrich, em junho de 2018, elegeu Filipe Augusto. Já o Fitting Room foi para Rita Afonso.

Já no Pavilhão Carlos Lopes várias figuras públicas responderam à ‘chamada’ da ModaLisboa e estiveram sentadas nas primeiras filas para conhecer as propostas para a próxima primavera/verão.

A renomada editora internacional da “Vogue”,  Suzy Menkes, Sofia Arruda, Joana Alvarenga, Weza Silva, Luís Costa Branco, Sílvia Alberto, Paula Bobone, Ana Salazar, Nuno Guerreiro, Anabela Teixeira, o presidente da RTP Gonçalo Reis, o Ministro da Economia Manuel Caldeira Cabral, a vereadora da Cultura da Câmara de Lisboa Catarina Vaz Pinto marcaram presença.

Manuel Caldeira Cabral (Ministro da Economia), Catarina Vaz Pinto (vereadora da Cultura de Lisboa) e Eduarda Abbondanza (fundadora e diretora da ModaLisboa)

Quanto aos outros desfiles do primeiro dia do evento, KOLOVRAT apresentou uma coleção menswear e womenswear, em que o preto serviu de base para a construção de peças coloridas, complementadas por elementos geométricos e padrões inspirados nos anos 70.

“Carnal” de Valentim Quaresma surpreendeu pela ousadia de levar a plateia para o universo berlinense do clube noturno Berghain e para uma atmosfera samurai, com peças longas e de construção detalhada e inusitada.

O dia terminou com a apresentação da coleção de Ricardo Preto.

A iniciativa continua hoje, veja o programa:

SÁBADO | 7 DE OUTUBRO

14H30 IMAUVE + CAROLINA MACHADO | LAB*
15H30 DAVID FERREIRA | LAB*
16H30 AWAYTOMARS | LAB*
17H30 NUNO GAMA
18H30 ALEKSANDAR PROTIC
19H30 CIA. MARÍTIMA
20H30 RICARDO ANDREZ
21H30 CHRISTOPHE SAUVAT
22H30 DINO ALVES

DOMINGO | 8 DE OUTUBRO

14H00 MORECCO | LAB*
15H00 NAIR XAVIER X DINIZ&CRUZ | LAB*
16H00 EUREKA*
17H00 OLGA NORONHA | LAB
18H00 NADIR TATI
19H00 LUÍS CARVALHO
20H00 MUSTRA
21H00 FILIPE FAÍSCA
* Desfile no Jardim

Fotos: MoveNoticias