Atualidade

Figuras públicas em protesto pouco pacífico contra os incêndios

Porto, Lisboa e Viseu foram este sábado, 21 de outubro, algumas das capitais de dez distritos de ‘Portugal Contra os Incêndios’. Tratou-se de uma “manifestação de pesar, de homenagem às vítimas e de esperança num futuro em que calamidades como estas não aconteçam”.

Descrita como pacífica e apartidária, a iniciativa teve momentos bastante ruidosos, pelo menos na capital. Os distúrbios terão começado quando um grupo de cidadãos foi impedido de desenrolar uma faixa onde se lia “os culpados são os governos PS e PSD/CDS”. A polícia foi obrigada a intervir, até porque muitos cidadãos insurgiram-se contra essa ‘atribuição de culpa partidária’.

Aparte esses confrontos, a manifestação prosseguiu naturalmente com a presença de vários cidadãos e caras mais conhecidas.

Foi o caso de Rui Maria Pêgo, um dos impulsionadores do protesto em Lisboa.

“Voltamos a dizer-vos que a nossa motivação para a concentração de hoje é a de honrar as vítimas, mostrar união e marcar uma posição coletiva, enquanto cidadãos, de que o futuro não pode voltar a ser marcado por tragédias como esta. A todos aqueles que se quiserem juntar a este encontro, pedimos que respeitem o outro e que às 17h30 se juntem a um minuto de silêncio colectivo partilhado com outras demonstrações em todo o país”, apelou o radialista.

E assim foi. Às 17h30, por todo o país, cumpriu-se um minuto de silêncio pelas 43 vítimas mortais dos fogos de domingo.

Inês Castel-Branco, Manuel Moreira e Henrique Dias, ex-marido de Teresa Guilherme, estiveram na Praça do Comércio nesse momento.

“No dia em que os meus amigos organizaram uma manifestação contra os incêndios”, ‘justificou’ Inês no Instagram.

“É altura de nos unirmos. O país está de rastos com mais uma vaga de incêndios. Queremos ver mudança nas políticas de prevenção! Junta-te a nós nesta demonstração pública pacífica. O futuro começa agora”, pediu o ator Manuel Moreira, igualmente naquela rede social.

Ana Sofia Martins também ‘respondeu à chamada’, assim como Vera Kolodzig.

“Fogo só no ❤️ #praçadocomercio”, comentou Kolodzig, tendo recebido um comentário da amiga Daniela Ruah. “Quem me dera estar aí para participar!”, lamentou a atriz de ‘NCIS’ que está em Los Angeles.

Já Mariana Monteiro disse um “basta”. “Juntos por Portugal!!! #pracadocomercio #basta”, comentou.

‘Portugal Contra os Incêndios’ visou combater a “falta de ação de todos os Governos que deixaram acumular leis ineficazes na prevenção dos incêndios em Portugal. Queremos que o Estado comece, de uma vez por todas, a ouvir os especialistas da Floresta. Queremos que se previna mais e se combata menos.”

Fotos: Instagram