Atualidade

Emmanuel Macron manifesta solidariedade em português

O presidente francês usou o Facebook para se dirigir a todos os portugueses, “após os terríveis incêndios que assolaram o país” esta semana. Numa mensagem sentida, Emmanuel Macron alertou para a urgência na prevenção.

“De Bruxelas, onde me encontro para a reunião do Conselho Europeu, gostaria de expressar a minha solidariedade para com os senhores e as senhoras, amigos portugueses, após os terríveis incêndios que assolaram o país. Diante destes eventos, a Europa deve reforçar a sua contribuição para a nossa segurança e apoiar a criação de uma força europeia de proteção civil”, escreveu o governante.

A publicação em português foi recebida com admiração pelos seguidores, com os lusófonos a agradecerem-lhe também na língua de Camões. Centenas de partilhas e as milhares de reações traduzem igualmente o reconhecimento da atitude.

Emmanuel Macron fala aos portugueses

À chegada ao Conselho Europeu, Emmanuel Macron reforçou a necessidade de criação de uma unidade de proteção civil a nível europeu, que possa atuar em momentos de crise.

“É preciso uma Europa que se empenhe ao lado de Portugal e, na sequência destes acontecimentos, espero que haja apoio para uma Força Europeia de Proteção Civil”, sublinhou.

A cimeira de líderes dos 28 Estados-membros da UE continua durante esta sexta-feira, e serve para se debaterem os resultados das negociações entre os representantes europeus e britânicos, no que toca ao processo de saída do Reino Unido do clube europeu.