Atualidade

Designers de Lady Gaga mostram trabalho em Portugal

Lembra-se de ver a cantora com um telefone na cabeça, como se fosse um chapéu, ou a usar as ‘double boots’ (botas duplas pois têm o pé para a esquerda e para a direita, ao mesmo tempo) no videoclip de ‘Born This Way’? Pois essas são apenas duas das várias criações excêntricas dos designers israelitas Maor Zabar (chapéus) e Kobi Levi (sapatos).

E são esses dois criadores que vão estar agora em Portugal a mostrar os seus trabalhos.

O Museu da Chapelaria e o Museu do Calçado, em S. João da Madeira, inauguraram hoje, 15 de outubro, as exposições temporárias daqueles conceituados criadores.

Maor Zabar e Kobi Levi estarão ali presentes para um conjunto de iniciativas de que se destacam uma masterclass para alunos da Academia de Design e Calçado e uma mesa-redonda, além da inauguração das respetivas exposições.

As exposições têm como mecenas a Embaixada de Israel em Portugal e estão integradas no ciclo “Num Conto de Fadas. Da Cabeça aos Pés”, programação expositiva do Museu do Calçado e do Museu da Chapelaria que decorreu ao longo do ano em S. João da Madeira e que acolheu consagrados artistas-designers internacionais.

O objetivo deste ciclo é o de colocar em evidência a ideia de “mundos mágicos” associados a duas indústrias de grande relevância cultural e económica na região, apresentando dimensões criativas e espetaculares destes dois setores industriais.

Na inauguração das exposições esteve também o Conselheiro Raslan Abu Rukun, Encarregado de Negócios em representação oficial da Embaixada de Israel.

No Museu da Chapelaria são mostrados chapéus de Maor Zabar, que se destacam pela “originalidade e excentricidade e que tomam por principal fonte de inspiração a sua história de vida e experiência pessoal enquanto estilista de moda e designer de figurinos para o teatro”.

Intitulada “Por favor, não coma os chapéus do Maor Zabar”, a exposição apresenta criações de várias das suas coleções, dedicadas a temas como os insetos, flores, comida, brinquedos ou contos populares, cada uma das quais assumindo “estilos e facetas amplas que vão do realismo à paródia”.

Cada chapéu e cobertura de cabeça, feita em feltro, linho natural ou delicadas sedas, “é cuidadosamente trabalhado, costurado e artisticamente pintado à mão para dar origem ao que Maor Zabar chama de ‘Criação Perfeita’”.

Já o Museu do Calçado abriu ao público a exposição “Os assombrosos sapatos de Kobi Levi”, patente até 31 de março de 2018, com sapatos deste original designer de calçado de Tel Aviv (Israel), cujas criações “chamaram a atenção de muitos (e famosos) amantes de calçado”, entre as quais Lady Gaga, uma das primeiras celebridades a usar as suas criações.

As peças de Kobi Levi “são únicas, artísticas e inovadoras e desafiam as definições tradicionais de design, arte e moda”. Segundo o próprio, os seus sapatos “são glamourosos, mas com sentido de humor”.