Álbuns da Semana

O cravo que sobressai num disco de extremos com a temática do Halloween

Foi em Paredes de Coura que surgiu a primeira oportunidade de ouvir alguns dos novos temas de Benjamin Clementine. O segundo álbum de estúdio do artista inglês tem o nome de ‘I Tell a Fly’ e, apesar do sucesso que está a ter, o seu autor já afirmou que não espera vê-lo vender tanto quanto o aclamado disco de estreia, ‘At Least for Now’.

Com um estilo neoclássico e algum experimentalismo à mistura, este novo trabalho foi feito com piano, percussão e alguns toques eletrónicos, mas é o cravo que sobressai desta complexa sonoridade.

Nas lojas desde o passado mês de setembro, este novo registo traz com ele uma mensagem virada para os assuntos da atualidade europeia, mas também é possível escutar trechos de uma infância marcada por alguns contratempos.

Isso acontece por exemplo no tema ‘Phantom of Aleppoville’, um tema pleno de teatralidade que traz a reboque referências ao bullying que terá sofrido enquanto criança.

Trocando o continente europeu pelo americano, apresentamos-lhe ‘Colors’, que é o décimo terceiro álbum do músico Beck e foi lançado em outubro último, pela Capitol Records. O álbum foi gravado entre 2013 e 2017 e tem recebido todo o tipo de críticas: positivas, negativas e construtivas.

Entre o ótimo e o constrangedor, passando pela experimentação com estilos musicais variados que merecem nova aposta futura, este disco pop tem causado muita agitação entre os fãs do músico norte-americano.

Certo é que depois da melancolia com o álbum ‘Morning Phase’, de 2014, Beck entrou agora num estado de euforia que pode ser contagiante para a geração mais nova de fãs, mas que, por outro lado, pode incomodar os que o acompanham desde o século passado.

Está visto que ‘Colors’ é um álbum de extremos e tem no tema ‘Dear Life’ um dos pontos mais altos deste novo repertório, no qual Beck recorre mais à alegria do que à ironia.

Lançado no passado mês de setembro, ‘Scream’ é o décimo primeiro álbum póstumo de Michael Jackson, o grande artista norte-americano que faleceu em 2009.

No total são treze faixas, mais uma de bónus, que incluem, entre outros, ‘Thriller’, ‘Dirty Diana’ e ‘Ghosts’. Além disso, o disco traz uma vertente temática, em jeito de coleção para o Halloween, que se festeja no dia 31 de outubro.

Na compra de ‘Scream’, os fãs recebem também um disco de vinil LP2 que brilha no escuro. Além disso, face a uma pareceria com a Sony, os usuários do Shazam serão contemplados com uma experiência visual única, feita especialmente para este trabalho.

Por fim, é a faixa bónus ‘Blood on the Dance Floor X Dangerous’ que lhe deixamos aqui para ouvir. Trata-se de um remix do ‘The White Panda’, que mistura os hits ‘Blood on the Dance Floor’, ‘Dangerous’, ‘This Place Hotel’, ‘Leave Me Alone’ e ‘Is It Scary’.