Cultura

Cinema: Estreias de 5 de Outubro

A Rainha de Espanha
Sinopse: As desventuras de uma equipa de filmagens que tenta rodar um filme americano em Espanha, na década de 50.

Atores: Penélope Cruz, Antonio Resines, Neus Asensi, Cary Elwes, Mandy Patinkin, Javier Cámara, Clive Revill, Santiago Segura, Ana Belén, Loles León, Arturo Ripstein, Jorge Sanz, Rosa Maria Sardà, Carlos Areces, Chino Darín, Aida Folch, Juan Antonio Bayona

Realizador: Fernando Trueba

Veja o trailer:

A Viagem
Sinopse: Após 40 anos de hostilidades na Irlanda do Norte, as principais figuras do conflito encontram-se na Igreja de Sto. André para uma derradeira tentativa de forjar um acordo de paz duradouro. O sucesso da reunião está nas mãos do fogoso lealista Ian Paisley e do antigo comandante do IRA Martin McGuinness, dois inimigos que terão de aceitar uma partilha de poder. Com as negociações em crise extrema, o par é forçado, pelas circunstâncias, ou talvez pelo destino, a embarcar numa viagem de carro em conjunto. Depois de uma acesa troca de palavras, a conversa começa a evoluir e algumas fendas começarm a surgir nas suas armaduras. Vigiados pelos colegas em Sto. André, os rivais vão descobrir que não são assim tão diferentes um do outro e começam a forjar uma improvável amizade.

Atores: Timothy Spall, Colm Meaney, Freddie Highmore, Toby Stephens, John Hurt, Catherine McCormack, Ian McElhinney, Ian Beattie, Barry Ward, Mark Lambert, Daniel Portman

Realizador: Nick Hamm

Veja o trailer:

Al Berto
Sinopse: Alberto Raposo Pidwell Tavares regressa a Portugal no verão de 1975, após uma estadia em Bruxelas onde estudou Belas Artes. Instala-se no palácio da família, em Sines, onde ensaia uma vida em comunidade. Encontra João Maria, apaixona-se e abre uma livraria na vila. Mas a gente da terra não estava preparada para tanta liberdade.

Atores: Ricardo Teixeira, José Pimentão, Ana Vilela da Costa, João Villas-Boas, José Condessa

Realizador: Vicente Alves do Ó

Veja o trailer:

Blade Runner 2049
Sinopse: O Agente K, da polícia de Los Angeles, depara-se com um segredo há muito enterrado e capaz de lançar o caos no que resta da sociedade. A descoberta leva-o a tentar localizar Rick Deckard, cujo paradeiro é desconhecido há trinta anos.

Atores: Harrison Ford, Ryan Gosling, Robin Wright, Dave Bautista, Ana de Armas, Sylvia Hoeks

Realizador: Denis Villeneuve

Veja o trailer:

Borg vs. McEnroe
Sinopse: Wimbledon, 1980. O verão mais chuvoso das últimas décadas. O mundo aguarda pelo momento em que verá Björn Borg, número um mundial, conquistar o quinto título em Wimbledon. Poucos sabem do drama que se desenrola nos bastidores: com apenas 24 anos, Borg está no limite – exausto, desgastado e repleto de ansiedade. O seu adversário é John McEnroe, 20 anos, decidido a substituir o seu antigo herói no trono do torneio de ténis inglês. “Borg vs McEnroe” é uma história sobre o preço do sucesso. Como dois dos maiores tenistas do mundo se encontram presos às imagens criadas pelaa industria do ténis: os caricaturais “lce Borg” e “Superbrat”.

Atores: Sverrir Gudnason, Shia LaBeouf, Stellan Skarsgård, Tuva Novotny, David Bamber, Björn Granath, Robert Emms, Jane Perry, Arthur Scott, Claes Ljungmark

Realizador: Janus Metz Pedersen

Veja o trailer:

O Maravilhoso Jardim de Bella Brown
Sinopse: Conto de fadas contemporâneo em torno da mais improvável das amizades entre uma jovem agorafóbica e solitária que sonha escrever livros infantis e um idoso viúvo e resmungão, tendo por pano de fundo um jardim no coração de Londres. Bella Brown é uma jovem bonita e peculiar que sonha escrever e ilustrar um livro para crianças de grande sucesso. Apesar de ter sido abandonada em criança, de sofrer de um esgotante transtorno obsessivo-compulsivo, do sonho não realizado, do horrível patrão da livraria e do medo paralisante da fauna e da flora, Bella não desiste. Tem uma chama, uma ousadia, um talento e uma voz impossíveis de ignorar. Quando é forçada pelo senhorio a escolher entre cuidar do seu desprezado jardim ou ser despejada, acaba por conhecer o seu contraponto, alma gémea e mentor, na pessoa de Alfie Stephenson, um idoso rico, intratável e sozinho que vive na porta ao lado e é um extraordinário horticultor.

Atores: Jessica Brown Findlay, Andrew Scott, Jeremy Irvine, Tom Wilkinson, Anna Chancellor, Sheila Hancock, Eileen Davies

Realizador: Simon Aboud

Veja o trailer:

Super Heróis
Sinopse: Sam é um desajeitado mecânico num parque temático e sonha declarar-se a Sue. Com a crença equivocada de que apenas um precioso anel pode ganhar o coração da rapariga dos seus sonhos, Sam planeia a noite perfeita. Mas eis que surge o super vilão Oscar com o seu anel maligno capaz de destruir a cidade. Uma troca inadvertida de anéis estraga os planos de Sam e obriga-o a junta-se aos seus amigos robôs para encontrarem o anel certo e impedir o vilão de concretizar os seus objetivos.

Vozes: Taylor Kitsch, Jennette McCurdy, Carla Gugino, Jason Kravits, James Woods, Tom Green, Jon Heder, Jason Mewes, Jim Breuer (VO), Eduardo Frazão, Elmano Sancho (VP)

Realizador: Kyung Ho Lee

Veja o trailer: