Atualidade

Calor fica pelo menos mais uma semana

Hoje e amanhã, os termómetros voltam a subir, ascendendo as temperaturas previstas para os próximos dias a valores acima dos 30 graus. O alerta do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) refere que a partir de amanhã, sexta-feira, vai haver uma intensificação do vento, agravando desta forma o risco de incêndios florestais.

“Estas condições meteorológicas, a par de uma situação de seca extrema ou severa e valores extremos de secura dos combustíveis florestais irão agravar significativamente o risco de propagação de incêndios florestais, prevendo-se um número elevado de concelhos nas classes de risco de incêndio elevado a máximo”, afirma o IPMA em comunicado.

O calor chega para ficar pelo menos mais uma semana, numa época em que é suposto já fazer algum frio e chuva. Segundo o IPMA, além da subida das temperaturas, com valores muito elevados, os índices de humidade no ar também baixam.

A atual situação meteorológica deve-se a um anticiclone que está fixado sobre a Europa. “É uma situação de estabilidade que não permite que as depressões que estão no Atlântico atravessem o mesmo e venham até a Península Ibérica”, explicou a metereologista Paula Leitão à TSF, acrescentando que “a situação de tempo quente e seco vai prolongar-se por mais uma semana”.

Ainda não existem previsões do IPMA para o desaparecimento total do anticiclone.

Texto: Ângela Lopes