Lifestyle

Vem aí um novo tipo de chocolate: o Ruby

Foi a 5 de setembro, precisamente 80 anos depois do lançamento do chocolate branco como o terceiro tipo de chocolate (a seguir ao negro e ao de leite), que foi apresentado ao mundo um novo chocolate.

Barry Callebaut, principal fabricante mundial de produtos de chocolate e cacau de alta qualidade, revelou o chocolate Ruby, que é feito a partir do grão de cacau rubi.

“O chocolate rubi tem um sabor intenso e uma cor avermelhada característica. O grão Ruby é único porque os frutos frescos e os precursores de cor estão naturalmente presentes. Os grãos de cacau são originários de diferentes regiões do mundo. O grão tem um conjunto específico de atributos, que Barry Callebaut conseguiu desbloquear através de um processo inovador que levou muitos anos para se desenvolver”, explica a empresa suíça de chocolate.

O quarto tipo de chocolate oferece uma “experiência de sabor totalmente nova, que não é amargo, leitoso ou doce, mas uma tensão entre frutos vermelhos e suavidade de luxo” e para o criar não é necessário adicionar bagas nem fruta, nem sequer sabor de fruta nem cor. É tudo natural.

O Ruby nasceu do trabalho de centros globais de pesquisa e desenvolvimento de Barry Callebaut, com sede na França e na Bélgica, da Universidade Jacobs e dos mais de 175 anos de especialização em pesquisa e fabrico.

O chocolate já foi testado, refere a empresa, e espera-se que “seja introduzido em diferentes categorias de produtos”, tal como aconteceu com o chocolate preto, de leite e branco.

“O chocolate Ruby é uma coisa muito diferente e inteligente. É refrescante e tem uma textura leve e cremosa”, disse o especialista em chocolate e editor da revista ‘Kennedy’s Confection Angus Kennedy’ ao ‘The Sun’.

Para já ainda não o podemos ver/comer, mas o Ruby já foi apresentado oficialmente ao mundo numa cerimónia em Shanghai, na China. Resta-nos aguardar.

Fotos: Barry Callebaut