Atualidade

Richard Branson e família preparam ilha para novo furacão

O furacão Irma é considerado o pior furacão dos últimos 100 anos no Atlântico e a passagem pelas Caraíbas já fez 25 vítimas mortais e muitos mais feridos.

Neste momento é de categoria 4 e já atingiu as Florida Keys, um grupo de ilhas ao largo da costa da Florida, com ventos de 215 km/h, mas segue-se um outro furacão. O José segue a mesma trajetória de Irma e deverá atingir novamente as Ilhas Virgens Britânicas (IVB), entre outras ilhas, nos próximos tempos.

“Esperamos que o furacão José não atinja as Ilhas Virgens Britânicas tão fortemente quanto o furacão Irma, mas exorto todos a prepararem-se e a ajudar com os mantimentos onde puderem”, apelou Richard Branson.

É que o dono da Virgin viu a sua ilha Necker, nas IVB, ser destruída pelo Irma (que tinha categoria 5) e agora ele e o filho Sam estão a ajudar os populares a prepararem-se para o próximo furacão.

“Adeus irmãozinho e mantém-te a salvo. Sinto-me muito orgulhoso de viajares para as Ilhas Virgens Britânicas para levar mantimentos e oferecer apoio. Realmente queria poder acompanhar-te. É tão devastador observar a destruição. Estou a pensar sem parar em todos os afetados”, escreveu Holly Branson, filha de Richard Branson, no Instagram.

Sam chegou aos Barbados com alguns mantimentos, abasteceu-se lá e prepara-se para muito mais.

“A carregar um camião com os mantimentos que conseguimos até agora”, descreveu o jovem num dos vários vídeos que partilhou no Instagram sobre esta sua ‘missão humanitária’.

O objetivo é fazer chegar tudo às IVB. “Serão umas semanas complicadas no terreno”, salientou Sam, apelando a mais ajuda.

Até porque as ilhas ficaram assim:

Richard Branson e equipa abrigaram-se numa adega, que funciona numa cave, durante a passagem do Irma. E agora preocupam-se com o José, em colaboração com a Cruz Vermelha britânica que os está a ajudar com as vítimas e desalojados.

“Os barcos estão empilhados como fósforos no porto. Os grandes navios de carga foram atirados para fora da água e para as rochas. Os resorts foram dizimados. As casas têm os seus telhados pelos ares; mesmo algumas igrejas onde pessoas estavam abrigadas perderam os telhados”, descreveu no site da Virgin.

“Mas toda a comunidade das Ilhas Virgens Britânicas está a reunir-se. Deve haver um enorme esforço de ajuda. Por favor, informem as pessoas que puderem ajudar”, pediu.