Saúde & bem-estar

Relógio biológico tem influência na mudança de peso

Se tem notado um aumento do peso e não sabe porquê então esta pode ser uma razão. De acordo com um novo estudo, tem tudo a ver com a horas a que come e as horas a que lhe dá o sono.

Um estudo conduzido por investigadores do Brigham and Women’s Hospital em Boston, nos Estados Unidos, vem agora revelar que o relógio biológico pode estar associado às alterações de peso, influenciando-as.

O principal objetivo da pesquisa era analisar a relação entre o tempo de consumo de alimentos com a hora do relógio e o ritmo circadiano.

Para o estudo, os cientistas analisaram 110 jovens universitários, com idades compreendidas entre os 18 e os 22 anos, sendo que mais de metade – 60% – era do sexo masculino.

Num estudo transversal de 30 ddias, os investigadores documentaram o sono e os comportamentos circadianos das rotinas diárias regulares dos participantes. Através de uma aplicação de telemóvel, registaram toda a ingestão de alimentos de cada estudante nas suas rotinas diárias, durante sete dias consecutivos.

A composição corporal e o tempo de liberação de melatonina, conhecida como a “hormona do sono”, foram avaliados num laboratório.

Os investigadores descobriram que o mais importante é esperar algumas horas depois de comer antes de ir para a cama de forma a que o corpo tenha tempo de fazer a digestão.

Os participantes com percentagens de gordura corporal elevadas consumiram a maioria das suas calorias aproximadamente uma hora mais perto do momento de início da libertação de melatonina, do que os participantes com percentagens de gordura corporal mais baixas.

“Descobrimos que o momento da ingestão de alimentos em relação ao início da melatonina, um marcador do início do sono, está associado a uma maior percentagem de gordura corporal e IMC (Índice de Massa Corporal), e não associado à hora do dia, quantidade ou composição da ingestão alimentar”, disse Andrew McHill, autor do estudo.