Atualidade

Promessa do surf morre aos 16 anos na sequência do furacão

A chuva, a trovoada e até furacões afastam o comum dos mortais da praia e do mar, mas atraem os surfistas mais destemidos para dentro de água. É que a aproximação de tempestades promete a formação de atrativos swells com ondas maiores e mais pesadas.

Foi o que aconteceu em Barbados, a ilha que viu nascer Rihanna, onde o furacão Irma também se fez sentir, mas acabou mal com a morte de uma das suas maiores promessas do surf, Zander Venezia, de 16 anos.

O jovem perdeu a vida quando arriscava a melhor onda no perigoso pico de Box by Box, na costa leste da ilha do Caribe, quando caiu e bateu violentamente com a cabeça nos corais.

Venezia não resistiu aos ferimentos, perante a impotente ajuda dos colegas, entre eles o irmão do atual campeão mundial John John Florence, Nathan Florence, que o ajudou a retirar da água.

As ilhas Saint-Martin e Saint Barthélémy também estiveram no centro do terrível furacão, com vários portugueses que ali moram a deixarem familiares preocupados por falta de notícias.

Prevenido e com recursos superiores, o dono da Virgin, o bilionário Richard Branson escolheu a adega da sua ilha particular de Necker, nas Ilhas Virgens, no leste de Porto Rico para se refugiar. “Dormimos todos em dois quartos. Não tinha uma festa do pijama assim desde que era criança”, contou na internet.

Família de Richard Branson

O furacão Irma regista ventos sustentáveis de 295 quilómetros por hora e mantém-se como um ciclone de categoria 5, a máxima na escala Saffir-Simpson, ameaçando agora o nordeste da República Dominicana.