Saúde & bem-estar

Partilhar a cama com o cão não prejudica o seu sono

Boas notícias para quem gosta tanto do seu cão que nem à noite o consegue largar: um novo estudo conclui que dormir com o seu cão não afeta a sua noite de sono.

Uma equipa de investigadores da Mayo Clinic conduziu um estudo que pretendia analisar objetivamente se um cão, no quarto ou na cama, pode perturbar ou prejudicar o sono.

A conclusão do estudo vai agradar a muitos dos amantes de quatro patas que nem durante a noite conseguem largar o seu animal de estimação.

O estudo contou com 40 participantes que partilhavam a cama ou o quarto com o cão. Os voluntários foram avaliados durante quatro meses e os donos e os animais utilizaram dispositivos de rastreamento de movimentos durante sete noites.

Além disso, os donos tinham de responder a questões sobre a qualidade do sono da noite anterior e o local onde o cão tinha pernoitado.

Os investigadores descobriram então que ter o cão no quarto não comprometia – ao contrário do se pensava até então – a qualidade do sono. Em média as pessoas que dormiam com os cães nos quartos, mas não na cama, mantiveram cerca de 83% de eficiência no sono.

No entanto, dormir com o cão na própria cama estava ligado a uma menor eficiência de sono: uma média de cerca de 80%.

Embora seja considerada uma pontuação satisfatória, as pessoas que dormiam com os cães na cama acordavam mais vezes durante a noite comparativamente com os participantes cujos cães dormiam noutro lugar.

Além disso, a principal autora do estudo, especialista em medicina do sono, Lois Krahn, revelou, no lançamento do estudo, que muitas pessoas acreditam sentir-se mais seguras ao partilhar o espaço com o animal de quatro patas.

“Descobrimos que muitas pessoas consideram que é confortável e que dá uma sensação de segurança dormir com os seus animais de estimação. Hoje, muitos donos de animais de estão longe dos seus animais de estimação durante a maior parte do dia. Então eles querem maximizar o tempo que têm com eles quando estão em casa. Tê-los no quarto à noite é uma maneira fácil de o fazer. E, agora, podem sentir-se mais confortáveis sabendo que isso não afetará negativamente o seu sono”, concluiu.

Por isso, se tinha o hábito de expulsar o cão da cama com medo que dormir com ele lhe perturbasse o sono, já não precisa de o fazer.