Atualidade

Operação Nariz Vermelho celebra 15 anos com exposição especial

Há anos que trazem gargalhadas bem na ponta do nariz. Há anos que fazem do riso o melhor remédio. Há anos que existem Doutores Palhaços em Portugal.

Há 15 anos. Para assinalar o aniversário, a Operação Nariz Vermelho (ONV) desenvolverá diversas iniciativas, sendo a primeira a exposição itinerante “15 anos. 15 olhares”, que estará patente no NorteShopping entre 4 e 10 de setembro, e que revela as visões de 15 fotógrafos sobre a missão da ONV. O evento inaugural foi no dia 7.

Patentes estarão as fotos de fotógrafos de renome. António Homem Cardoso, Carlos Ramos, Clara Azevedo, David Fonseca, Fernando Guerra, Joel Santos, José Carlos Carvalho, Kenton Thatcher, Mike Sergeant, Octávio Passos, Paulo Calado, Paulo Maria, Rita Carmo, Rodrigo Cabrita e Rui Ochôa emprestaram as suas lentes a refletir a missão da ONV.

Fotos de Octávio Passos (à esquerda) e António Homem Cardoso (à direita)

Aquela que, há 15 anos, assegura de forma contínua um programa de intervenção dentro dos serviços pediátricos dos hospitais portugueses, através da visita de palhaços profissionais.

É dos diferentes olhares e especializações fotográficas que surge uma exposição surpreendente, cujo evento inaugural marcou o arranque das comemorações dos 15 anos da ONV.

Além de uma visita guiada à exposição dirigida pelos Doutores Palhaços, onde não faltou a boa disposição, o evento foi marcado pela presença de Nicole Azevedo, presidente da ONV, que apresentou ainda o programa para a comemoração dos 15 anos da ONV e pelo comissário da exposição, o fotógrafo oficial da ONV, Paulo Maria que explicou a ideia: “Lançamos o desafio aos mais legítimos representantes da arte da luz, os fotógrafos. A nossa curiosidade transborda ao imaginarmos como é que estes profissionais irão “transformar “ o objeto do quotidiano da associação, o NARIZ VERMELHO, num símbolo de culto e fantasia”.

João Fonseca e Nicole Azevedo

A exposição fotográfica “15 Anos. 15 Olhares” estará patente um pouco por todo o país nos centros comerciais Sonae Sierra: o NorteShopping dos dias 4 a 10 de setembro, o CascaiShopping entre 15 a 24 de setembro, o Nova Arcada (Braga) de 29 de setembro a 8 de outubro, o CoimbraShopping entre 13 a 22 de outubro e o Centro Vasco da Gama de 27 de outubro a 5 de novembro.

Quinze anos após a sua fundação por Beatriz Quintella, a ONV chega atualmente a 14 hospitais – Santa Maria, D. Estefânia, São Francisco Xavier, IPO’s de Lisboa e Porto, Garcia de Horta, Dr. José de Almeida, Centro de Medicina de Reabilitação de Alcoitão, Fernando Fonseca (Amadora-Sintra), Santa Marta, S. João, Centro Materno Infantil do Norte, Pediátrico de Coimbra e de Braga – com uma equipa de 23 Doutores Palhaços e mais 12 profissionais a trabalhar nos bastidores.

Fotos: Paulo Maria/ONV