Saúde & bem-estar

“A Liberdade Começa Agora” na contraceção alternativa

Esta terça-feira, 26 de setembro, assinala-se o Dia Mundial da Contraceção. Para tal foram preparadas várias iniciativas que visam sensibilizar para o tema e para a contraceção alternativa à pílula.

A Bayer lançou a campanha “A Liberdade Começa Agora”, com a parceria da Sociedade Portuguesa da Contraceção e da Associação para o Planeamento da Família.

Esta campanha está muito perto das mulheres e sobretudo das jovens, nas redes sociais, agora com o site “Descomplica” lançado este mês de setembro.

Com esta campanha, é suposto ir mudando mentalidades, quebrar alguns mitos e deixar a mensagem que a contraceção intrauterina também pode ser utilizada por mulheres jovens, sem filhos.

Assim sendo, o átrio da estação ferroviária do Cais do Sodré, em Lisboa, abre as portas ao público entre as 16h00 e as 18h30 e que conta com a presença de Fernando Alvim e Sofia Arruda, embaixadora da campanha.

Além de existirem vários desafios e animação preparada, no local estarão também responsáveis da Associação para o Planeamento da Família e da Sociedade Portuguesa para a Contraceção, parceiros da campanha de sensibilização “A Liberdade Começa Agora”.

O objetivo é ajudar as mulheres a desfazer os mitos associados à contraceção de longa duração e apresentar aquelas que são as principais vantagens destes métodos, em comparação ao método mais usado em Portugal, a pílula. Ali é possível tirar todas as dúvidas sobre a contraceção de longa duração.

A contraceção de longa duração é reversível, 99% eficaz, liberta a mulher do esquecimento, tem baixa dose hormonal, é comparticipada pelo Serviço Nacional de Saúde e não influencia o peso.